Uma homenagem a nossa querida guerreira Maria Ângela Santa Cruz

13 votos

 

No dia 3 de abril de 2016 faleceu nossa querida amiga e companheira em muitas lutas Maria Ângela Santa Cruz. Deixamos aqui nossa homenagem a essa guerreira que ensinou muito como viver e também como morrer, inspirando a todos por sua coragem de seguir pelos caminhos da potência e de paixões alegres, mesmo diante do radical desconhecido da morte e da vontade de permanecer entre nós por mais tempo!

Em especial vale reafimar a importância de seu percurso de militante na luta antimanicomial e na desfesa dos direitos de crianças e jovens brasileiros.

Em nota CRP relembra seu percurso profissional e seu compromisso ético político:

“Maria Ângela era Psicanalista, Analista Institucional e Mestra em Psicologia Clínica (PUC/SP). Ela foi gestora da clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, defensora incondicional, desde 1995, do Projeto Clínico-Ético-Político para esta Clínica, e coordenadora do Núcleo de Referência em Atenção à Adolescência e à Juventude (NURAAJ/Sedes). Participou também da equipe Clínico-Grupal Tortura Nunca Mais – RJ.
Sua atuação intensa na defesa de uma sociedade mais justa e democrática deixou marcas e continuidades para a Psicologia brasileira. Seus escritos em livros ou no site do NURAAJ são um testemunho da radicalidade primorosa de sua prática ético-política.”

Relembro aqui também um entrevista recente onde a luta pelos direitos de crianças e jovens seguiu forte e vigorosa como é, e sempre será também, sua autora.

 

 

 

https://redehumanizasus.net/91670-a-clinica-e-sempre-politica, post da rede onde o vídeo também foi divulgado por nossa querida Iza.

Obrigada Ângela!