Ciclo de Estudos sobre Saúde Coletiva e Biopolítica / Incidências no Brasil acontecerá na PUC de São Paulo
Certos autores atravessam os tempos com formulações cheias de frescor. Produzem uma lufada de ar sobre as questões atuais ao tratá-las com as ferramentas da potência da alegria. Dentre eles, encontramos o Foucault da descoberta do poder não mais como repressão e sim como incitação. Uma positividade inquietante pois tornada estratégia de produção de subjetividades. E, é claro, postula também a resistência aos poderes como criação de disposições, táticas, técnicas, manobras e funcionamentos microfísicos como uma série de contra-poderes.
O que tudo isso tem a ver com o campo da saúde coletiva? Absolutamente tudo.
O Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC, em parceria com o NUPLIC – Núcleo de Lógicas Institucionais e Coletivas ( PUC ), o LEVV – Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade ( Mackenzie ) e o GT Subjetividade Contemporânea da ANPEPP, estruturaram o Ciclo com toda a competência que se produz numa iniciativa de produção de comum e inteligência coletiva.
13/04/2016
Abertura Pensar micropoliticamente a medicalização/desmedicalização no campo da infância
Adriana Marcondes Machado (USP) Auditório 100 – A (primeiro andar)
20/04 16h30-18h30
Das antigas mágoas à moderna depressão
Denise Sant’anna (PUC-SP) Sala 520 (quinto andar)
27/04 14h – 16h
Diálogos (micro) políticos sobre práticas corporais, promoção de saúde e reabilitação
Yara Carvalho (USP) e Elizabeth Lima (USP) Auditório 100-A (primeiro andar)
Apresentação livro Movimentos micropolíticos em saúde, formação e reabilitação
04/05 14h-16h
Diálogos (bio)políticos sobre os desafios da construção da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no SUS
Rogério da Costa (PUC-SP) e Luiz Augusto de Paula Souza (PUC-SP) Auditório 100-A (primeiro andar)
04/05 16h – 17h30
A produção do comum e a experiência da Rede HumanizaSUS
Ricardo Rodrigues Teixeira (USP) Auditório 100-A (primeiro andar)
11/05 14-16h
Projeto Multicêntrico: “Práticas profissionais e formação em saúde no SUS: contribuições e inovações da Analise Institucional para a Saúde Coletiva” Solange L’Abbate (UNICAMP) Auditório 100-A (primeiro andar)
11/05 16h
Michel Foucault e a Saúde Coletiva: incidências no Brasil
Heliana de Barros Conde Rodrigues (UERJ) Auditório 100-A (primeiro andar)
12/05 14 – 16h30
Debate de pesquisas do Núcleo de Lógicas Institucionais e Coletivas e Núcleo Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUC-SP) Debate com mediação de Mary Jane P. Spink (PUC-SP) – Auditório 100-A (primeiro andar)
18/05 14h-16h
Filosofia e Psicologia em tensão: o contexto histórico de formação do problema filosófico de Michel Foucault; A Psicologia no percurso acadêmico de Michel Foucault Sala 520 (quinto andar)
25/05 ou 01/06 14h-16h
A Psicologia nos Arquivos Michel Foucault Inéditos da BnF
A Psicologia como âmbito de problematização filosófica no pensamento de Michel Foucault: a década relegada (1950) Sala 520 (quinto andar)
03/06 14h-16h
O problema da ‘psicologização’ das ciências humanas no pensamento de Foucault: contribuições para as práticas psiquiátrica e psicanalítica
Diálogos com Roberto Gambini e Sonia Maria Duarte Sampaio. Sala a confirmar.
Organização: NUPLIC – Núcleo Lógicas Institucionais e Coletivas (PUC-SP); LEVV – Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade (Psicologia/Mackenzie); GT Subjetividade Contemporânea (ANPEPP). Apoio: Grupo de Pesquisa Michel Foucault (Pós Graduação em Filosofia – PUC-SP). Núcleo Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUC-SP); Núcleo de Estudos da Subjetividade (Pós de Psicologia Clínica – PUC-SP); LINC – Laboratório de Inteligência Coletiva Grupo de Pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva (UNICAMP) Pró-Saúde e PróPetSaúde Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social Local: R. Monte Alegre, 984 – Perdizes São Paulo – SP
Veja o folder do evento:
Por Argus
E tá tendo transmissão online ou algum registro em vídeo que possamos acessar depois, de longe?