Ciclo de Estudos sobre Saúde Coletiva e Biopolítica / Incidências no Brasil acontecerá na PUC de São Paulo

10 votos

 

Certos autores atravessam os tempos com formulações cheias de frescor. Produzem uma lufada de ar sobre as questões atuais ao tratá-las com as ferramentas da potência da alegria. Dentre eles, encontramos o Foucault da descoberta do poder não mais como repressão e sim como incitação. Uma positividade inquietante pois tornada estratégia de produção de subjetividades. E, é claro, postula também a resistência aos poderes como criação de disposições, táticas, técnicas, manobras e funcionamentos microfísicos como uma série de contra-poderes.



O que tudo isso tem a ver com o campo da saúde coletiva? Absolutamente tudo.

 

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC, em parceria com o NUPLIC – Núcleo de Lógicas Institucionais e Coletivas ( PUC ), o LEVV – Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade ( Mackenzie ) e o GT Subjetividade Contemporânea da ANPEPP, estruturaram o Ciclo com toda a competência que se produz numa iniciativa de produção de comum e inteligência coletiva. 

 

13/04/2016  

Abertura Pensar micropoliticamente a medicalização/desmedicalização no campo da infância

Adriana Marcondes Machado (USP) Auditório 100 – A (primeiro andar)

 

20/04   16h30-18h30

Das antigas mágoas à moderna depressão

Denise Sant’anna (PUC-SP) Sala 520 (quinto andar)

 

27/04  14h – 16h

Diálogos (micro) políticos sobre práticas corporais, promoção de saúde e reabilitação

Yara Carvalho (USP) e Elizabeth Lima (USP) Auditório 100-A (primeiro andar)

Apresentação livro Movimentos micropolíticos em saúde, formação e reabilitação

 

04/05  14h-16h

Diálogos (bio)políticos sobre os desafios da construção da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no SUS

Rogério da Costa (PUC-SP) e Luiz Augusto de Paula Souza (PUC-SP) Auditório 100-A (primeiro andar)

 

04/05  16h – 17h30

A produção do comum e a experiência da Rede HumanizaSUS

Ricardo Rodrigues Teixeira (USP) Auditório 100-A (primeiro andar) 

 

11/05  14-16h

Projeto Multicêntrico: “Práticas profissionais e formação em saúde no SUS: contribuições e inovações da Analise Institucional para a Saúde Coletiva” Solange L’Abbate (UNICAMP) Auditório 100-A (primeiro andar) 

 11/05  16h

Michel Foucault e a Saúde Coletiva: incidências no Brasil

Heliana de Barros Conde Rodrigues (UERJ) Auditório 100-A (primeiro andar)

 

12/05   14 – 16h30

Debate de pesquisas do Núcleo de Lógicas Institucionais e Coletivas e Núcleo Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUC-SP) Debate com mediação de Mary Jane P. Spink (PUC-SP) – Auditório 100-A (primeiro andar)

 

18/05  14h-16h

Filosofia e Psicologia em tensão: o contexto histórico de formação do problema filosófico de Michel Foucault; A Psicologia no percurso acadêmico de Michel Foucault Sala 520 (quinto andar)

 

25/05 ou 01/06  14h-16h

A Psicologia nos Arquivos Michel Foucault Inéditos da BnF

A Psicologia como âmbito de problematização filosófica no pensamento de Michel Foucault: a década relegada (1950) Sala 520 (quinto andar)

 

03/06  14h-16h

O problema da ‘psicologização’ das ciências humanas no pensamento de Foucault: contribuições para as práticas psiquiátrica e psicanalítica

Diálogos com Roberto Gambini e Sonia Maria Duarte Sampaio. Sala a confirmar.

 

Organização: NUPLIC – Núcleo Lógicas Institucionais e Coletivas (PUC-SP); LEVV – Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade (Psicologia/Mackenzie); GT Subjetividade Contemporânea (ANPEPP). Apoio: Grupo de Pesquisa Michel Foucault (Pós Graduação em Filosofia – PUC-SP). Núcleo Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUC-SP); Núcleo de Estudos da Subjetividade (Pós de Psicologia Clínica – PUC-SP); LINC – Laboratório de Inteligência Coletiva Grupo de Pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva (UNICAMP) Pró-Saúde e PróPetSaúde Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social Local: R. Monte Alegre, 984 – Perdizes São Paulo – SP 

Veja o folder do evento: