O agente oculto na atenção básica.

10 votos
 É indiscutível a importância da atenção básica dentro do Sistema Único de Saúde, mas hoje não irei abordar a saúde básica como um todo e sim falar sobre a importância de um colaborador dentro do Sistema Único de Saúde que muitas vezes permanece oculto pela falta de importância que atribuímos a eles, muitas vezes devido a nossa ignorância. Esses incríveis companheiros são os nossos Agentes Comunitários de Saúde. Os agentes comunitários de saúde estão ligados ao programa Saúde da Família que foi criado em 1994 e que faz parte do bloco de Atenção Básica dentro do SUS. Atualmente são mais de 200 mil em todo o Brasil desenvolvendo ações de promoção e vigilância em saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mas afinal qual é a importância do agente comunitário de saúde dentro do Sistema Único de Saúde? Em 1994 o ministério atribuiu aos agentes comunitários de saúde as ações e propostas de estimular continuamente a organização comunitária, participar da vida da comunidade principalmente através das organizações, estimulando a discussão das questões relativas à melhoria de vida da população, fortalecer elos entre a comunidade e os serviços de saúde, Coletar dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais. Informar aos demais membros da equipe de saúde da disponibilidade necessidades e dinâmica social da comunidade, orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, registrar nascimentos, doenças de notificação compulsória e de vigilância epidemiológica e óbitos ocorridos, cadastrar todas as famílias da sua área de abrangência , identificar e registrar todas as gestantes e crianças de 0 a 6 anos de sua área de abrangência, através de visitas domiciliares, atuar integrando as instituições governamentais e não governamentais, grupos de associações da comunidade, executar dentro do seu nível de competência, ações e atividades básicas de saúde, acompanhamento de gestantes e nutrizes, incentivo ao aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, garantia do cumprimento do calendário da vacinação e de outras vacinas que se fizerem necessárias, controle das doenças diarreicas, controle da Infecção Respiratória Aguda, orientação quanto a alternativas alimentares Utilização da medicina popular, promoção das ações de saneamento e melhoria do meio ambiente.  
 
Apesar de todas as atribuições que os agentes comunitários de saúde recebem, ainda assim não valorizamos o trabalho que eles exercem. Não podemos nos esquecer que um sistema para ser gerido de forma eficaz deve valorizar todos os agentes envolvidos na estrutura de funcionamento. Por isso como gestores devemos valorizar o trabalho dessas pessoas que exercem o seu trabalho de forma eficaz, muitas vezes não sendo valorizados e recebendo baixos salários. Observando esse horizonte não podemos focar nossos esforços apenas na melhoria dos hospitais, mas também de uma forma que todos os envolvidos no processo tenham excelentes condições de trabalho. 
 
O repasse para os agentes comunitários é feito dentro do bloco de atenção básica através do Fundo Nacional de Saúde que repasse os recursos do tesouro nacional direto para o Fundo Municipal de Saúde. E nos tempos atuais em que nossa economia vive, os repasses dos agentes comunitários de saúde não estão sendo repassados em dia, tendo sido detectado diversas vezes o atraso do repasse para os fundos municipais de saúde. 
 
Todo dia 04 de outubro é comemorado o dia do agente comunitário de saúde.
 
 
 
Cartilha sobre o trabalho dos agentes comunitários de saúde – https://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf
Fundo Nacional de Saúde – https://www.fns.saude.gov.br/
 
Consultar se os agentes comunitários do seu município estão recebendo os repasses de forma correta – https://www.fns.saude.gov.br/visao/consultarPagamento/filtroPesquisaDetal…
 
– See more at: https://redehumanizasus.net/94463-o-agente-oculto#sthash.75jszx2c.dpuf