Transmissão ao Vivo pela RHS Dia 04 05 2016- Ciclo de Estudos sobre Saúde Coletiva e Biopolítica / Incidências no Brasil
7 votos
Você sabe o que é Biopoder? E Biopolítica?
E o que tudo isso tem a ver com a saúde coletiva?
Quer saber mais e/ou entrar neste debate?
O que a experiência da Rede Humanizasus pode contribuir para este debate?
Participe on line do evento que acontece na PUC em São Paulo SP.
Transmissão ao vivo pela sala de eventos da RedeHumanizasus.
Você poderá também participar dos debates ao vivo pelo chat da transmissão.
Saiba mais sobre o evento completo : https://redehumanizasus.net/94439-ciclo-de-estudos-sobre-saude-coletiva-e-biopoder-incidencias-no-brasil-acontecera-na-puc-de-sao-paulo
Esperamos você!
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Este Ciclo de Estudos sobre Biopolítica será um encontro bastante potente. Coloco aqui neste comentário um dos livros que discute o modo como Foucault estudou os modos de regulação da vida das populações a partir de novo olhar. A saúde torna-se um âmbito de controle e regulação da vida, que ele chama de biopoder. Trata-se de fazer valer uma biopolitica dos corpos e mentes, não mais sob a forma da repressão, mas pela incitação de uma produtividade a serviço do modo capitalista de viver.
Nada mais visionário do que esta formulação. Estamos hoje diante de uma dominação de todos os âmbitos daquilo que chamamos vida e as descobertas cada vez mais cercam todas as possibilidades de uma forma infinita e variadíssima de tornar mais produtivo este viver.
A saúde coletiva é portanto o campo por excelência, assim como a subjetividade, de exercício dos poderes. Mas, como nos ensinou tão belamente Foucault, aí se encontra também o plano da RESISTÊNCIA e CRIAÇÃO. No fio da navalha, captura e resistência dançam juntas.