As redes são formas de organização que articulam serviços e sistemas de saúde, com equipes multidisciplinares, unindo cada ponto da rede. Dessa forma o sistema é capaz de responder às necessidades da população, encaminhando aos serviços especializados quando houver necessidade.
Para que fique mais claro, a rede de atenção à saúde se organiza para a continuidade da atenção (primária, secundária e terciária), compreendendo as condições crônicas e agudas (de forma integral- promoção da saúde, cura, cuidado...) da população; o cuidado multiprofissional faz com que o serviço seja voltado para o paciente através dos agentes de saúde, focando no acompanhamento completo da atenção à condição ou doença.
A Portaria nº 4.279 de 30 de dezembro de 2010 estabelece diretrizes para a organização da RAS no âmbito do SUS. Foi um acordo da Tripartite com participação do Ministério da Saúde, do Conass e Conasems.
Para saber mais clique no link abaixo, é um video muito interessante sobre as Redes 😉
https://www.youtube.com/watch?v=OTT6x9QOllY
Espero que tenham gostado,
beijos e abraSUS
Por Paola Alves
Bom dia,
As RAS permitem além de tudo que o pacinte não peregrine nos serviços de saúde, que o trabalhador principalmente da AB se corresponsabilize e tenha o apoio de uma referencia e contra referencia que faça sentido.
Gostei da sua postagem, da para perceber que pegou a idéia. Mas, o que na sua opnião falta para que essa ferramenta esteja mais clara no dia a dia no usuário?
AbraSUS