Alagoas elaborará o I Plano Estadual da Humanização da Saúde de Alagoas
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas através da Cãmara Técnica de Humanização do SUS de Alagoas estão elaborando o I Plano Estadual da Humanização da Saúde de Alagoas, a iniciativa surgiu da deliberação do IV Seminário Estadual da Humanização da saúde realizado em setembro de 2015.
Este plano se constituirá num marco histórico para PNH em Alagoas, haja vista ele será construído de forma coletiva com a participação de gestores e técnicos das 10 Regiões de Saúde de Alagoas, Universidades Federal e Estadual, Conselho Estadual de Saúde e COSEMS, além de técnicos das Secretarias Estadual e Municipais. O referido plano vigorará pelo quadirênnio 2016-2019, e será colocado, após sua conclusão, em consulta pública no site da SESAU.
O Plano será construído em 05 oficinas, comtemplando as 10 regiões de saúde e contará com colaboração de Apoiadores da PNH de Alagoas que utilizarão o PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica como indicador para conseguirmos fazer a correlação entre as metas do PMAQ e as Diretrizes e Dispositivos da PNH como estratégia para alcance das metas dos municípios.
O processo de sensibilização dos gestores está sendo a apresentação e convite para o Plano nas reuniões da CIR – Comissão Intergestora regional, onde os Secretários Municipais de Saúde se reunem mensalmente. A receptividade tem sido muito boa.
Compõem o grupo condutor do referido plano apoiadores da PNH das instituições: SESAU, UNCISAL, SMS Maceió, Arapiraca, Marechal deodoro e Viçosa.
Alagoas avançando em busca de uma saúde humanizada e inclusiva.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Luiza,
A sua publicação se configura como uma inspiração e alento para todos nós, nesse momento de crise que se aproxima do SUS! A proposta de construção coletiva do plano estadual de humanização a partir da realização de oficinas, fomentando a participação democrativa de todos os envolvidos no processo de produção de saúde, é um potente exemplo de avanço de cogestão aí no Estado de Alagoas. É a face de um “SUS que dá certo” e muito nos estimula a seguir nessa militância pela defesa do SUS!
Desejo muito sucesso na realização do evento, e compartilhe conosco os resultados das discussões e ações planejadas nessa construção coletiva!
Abraços!
Emília