Conhecendo um pouco sobre as RAS – Redes de Atenção à Saúde

15 votos

O que são as redes de atenção à saúde?

São articulações multidisciplinares que tem o objetivo de promover a saúde dos usuários.

Quais são os seus objetivos?

Promover uma atenção à saúde de forma contínua, integral, humanizada, de qualidade e responsável como visa os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Qual a diferença entre o Sistema Piramidal de Saúde Tradicional e das Redes de Atenção à Saúde?

O sistema piramidal classifica os serviços de acordo com a complexidade, ou seja, não há uma continuidade precisa na atenção a saúde. As redes de atenção à saúde ofertam serviços contínuos nos diferentes níveis de atenção a saúde, desde a atenção básica até um centro de especialidades, nas redes, ambos são igualmente importantes.

Resumindo: AS RAS (Redes de Atenção à Saúde) visa o cuidado contínuo e de vários profissionais com diferentes especialidades para a solução dos problemas de saúde dos usuários. A informatização do sistema também é de extrema importância nas redes de atenção, tendo em vista que agiliza o atendimento do usuário com eficiência. As redes interligam os diferentes níveis de complexidades, fazendo valer na atenção básica com o trabalho da equipe de saúde da família e tendo continuidade nos demais níveis de complexidade, como centro de especialidades e hospitais.