ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE E A DECLARAÇÃO DE ALMA ATA 1978

6 votos

Na republica do Cazaquistão, em 1978, na cidade de Alma Ata aconteceu a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde no caminho da promoção de saúde. O resultado do encontro: Declaração de Alma Ata. Encontramos no seu texto 10 itens fortalecendo a atenção primária, priorizando a promoção a saúde. Dentre os itens há o reconhecimento da definição de saúde da OMS, resalta a intererferencia da desigualdade social nas políticas de saúde, então, reafirma a responsabilidade dos governantes na promoção a saúde mostrando a necessidade da universalização dos cuidados e mostrando a atenção básica como o caminho.
Sendo a Atenção Básica reconhecida como atenção a saúde essencial – primeiro componente do processo de asssitencia sanitária orientado pelos principios de solidariedade e equidade, o qual deveria ser garantido o acesso a todos com enface na proteção e promoção a saúde.

A Declaração de Alma Ata foi um grande passo na Atenção Primária a saúde na perspectiva da sua influencia politica e social, na sua linha filosofica da atenção básica a saúde como orietadora de processos, defende-se a saúde como um direito humano o qual deve ser garantido da maneira mais ampla abordando os determinates socias e politicos que envolvem a saúde.