ATENÇÃO ESPECIALIZADA QUE VAI DANDO O SEU ALÔ – PARÓDIA

17 votos

Universidade de Brasília

Disciplina Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde  

Grupo: Ana Carolina, Daniel Catoira, Mariany Fiuza, José Sobrinho, Rayane Barbosa e Wando Andrade

 

 

  • Letra da Paródia Ilariê ( XUXA):

ta na hora, ta na hora

ta na hora de explicar

atenção especializada

pra vocês eu vou falar…

 

A atenção especializada

é um conjunto de ações

dividida por temáticas

com cuidados integrais

 

refrão:

a produção… de cuidado é regional

o referenciamento: essencial

e a ordenação de fluxo, fundamental

para evitar que o povo fique preso no hospital

 

a saúuude do homem facilitou

o cuidado com o idoso assegurou

doenças crônicas e mentais

não tão para trás

tudo isso o decreto (nº8065) regularizou

 

ta na hora ta na hora

de alguns problemas comentar

longas filas de espera

financiamento a desejar

investimemento em emergência

sem com a rede integrar

se não lembrar da atenção básica

a tendência é piorar

 

refrão:

 

para a integralidade.. assegurar

a articulação.. tem que funcionar

o mapa da saúde.. pode ajudar

À escala-escopo identificar

esse tema tem palavras.. ruins de rimar

então clique em votar, curtir, compartilhar

para o conhecimento.. disseminar

e um SS o grupo conquistar!

 

Um pouco mais sobre atenção especializada…

  • Conceito Geral :

  • A área de atenção especializada, de uma maneira geral, pode ser conceituada e ao mesmo tempo delimitada pelo território em que é desenvolvido um conjunto de ações, práticas, conhecimentos e técnicas assistenciais caracteristicamente demarcadas pela incorporação de processos de trabalho que englobam maior densidade tecnológica, as chamadas tecnologias especializadas. (Solla, Chioro)

     Uma característica fundamental na Atenção Primária é que ela se configura como porta de entrada para o acesso aos Serviços de Saúde. Ela garante o primeiro contato da população com o serviço e analisa as necessidades para filtrar o atendimento. A efetivação desse serviço acarreta no encaminhamento dos profissionais da Atenção Primária para acesso á Atenção Especializada.

    A atenção especializada engloba várias temáticas, entre elas podemos destacar a Saúde do Homem, Saúde Mental, Saúde do Idoso e Doenças Crônicas. Em determinados municípios e regiões, a oferta ambulatorial especializada ainda se encontra fortemente vinculada aos serviços privados (filantrópicos ou lucrativos), principalmente os de natureza hospitalar. A contratação destes serviços pelo SUS tende a dar alguma agilidade e ampliar a resolutividade para os usuários que conseguem ter acesso. Nestas unidades de saúde, além da oferta de consultas médicas especializadas, os usuários também têm acesso aos principais serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

      O Departamento de Atenção Especializada e Temática – DAET, criado pelo Decreto 8065 de 07 de agosto de 2013, é responsável por normatizar, promover e coordenar a organização e o desenvolvimento das ações de atenção especializada em saúde e de áreas temáticas, observados os princípios e diretrizes do SUS.

   Os serviços ambulatoriais especializados recebem diferentes denominações: Ambulatório de Especialidades Médicas, Núcleo de Especialidades da Saúde, Centro de Referência Especializada,  varia de acordo com o momento histórico e as estratégias adotadas pelos gestores públicos de cada contexto.

 

  • IMPORTANTE:

É importante citar, que o serviço especializado, é um lugar marcado por diferentes gargalos pela insuficiência de oferta, frequentemente chamada de “vazio assistencial da média complexidade”. Este fato é consequência do, dimensionamento e organização das ofertas e também do grau de resolutividade da Atenção Básica nos diversos lugares.

 

Como superar esses gargalos? Firmar estratégias efetivas na Atenção Básica para se ter um maior controle de demandas de fluxo nos outros níveis de atenção. Chioro destaca, a consideração e a incorporação, no processo de referenciamento articulado às decisões clínicas e aos processos de regulação do acesso. Usar o protocolo de encaminhamento, como ferramenta de gestão e de continuidade do cuidado, uma vez que, orienta o profissional e também estabelece referência ao usuário.

 

  A histórica fragmentação do sistema de saúde brasileiro, da concorrência dos serviços e de sua ineficiência, precisa e pode ser rompida com as Rede de Atenção à Saúde.  A regionalização e é essencial neste processo de configuração da rede, como ferramenta de integralidade e garantia do serviço especializado, mediante à articulações com o conjunto de redes de atenção (a partir da atenção básica), além disto, a orientação dos usuários no uso dos serviços é fundamental para a continuidade do cuidado. Com o propósito de melhorar o financiamento da atenção especializada ambulatorial e hospitalar, o Ministério da Saúde tratou de reajustes anuais, com foco nos procedimentos com valores desatualizados das tabelas do Sistema de Informação Ambulatoriais (SIA) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), bem como o aumento de tetos para ajudar os Estados que possuem renda per capita mais baixa, além de promover o custeio de novas políticas de repasses globais, a fim de romper com o a prática de pagamento por procedimento. No entanto, os reajustes não são suficientes para suprir as demandas da assistência, é preciso investir em planejamento (basear em necessidades e perfil epidemiológico da população, por exemplo), em qualificação profissional, parâmetros técnicos e regulação do serviço.  

 

  • Padrão de iniquidade na oferta de procedimentos no SUS, 2005:

 

  • Referencial: Solla, J.  Chioro, A. Atenção Ambulatorial Especializada. Políticas e Sistemas de Serviços de Saúde.