SETE ANOS DE PLANETA VIDA: Modelo e referência de gestão pública municipal.

7 votos

Efeitos da crise financeira que o setor público amarga nos três últimos anos impediram comemorações, como gostaríamos de fazer, alusivas ao sétimo aniversário do Planeta Vida. Não importa, se não tenhamos realizado festejos, marcados por eventos pomposos, como em tempos de vacas gordas. De fato, o que mais importa é vermos nos olhos dos usuários dos programas regularmente oferecidos na unidade, brilhos positivos, tipicamente expressos por quem demonstra satisfação de ter sido bem tratado, respeitado, incluído, valorizado, reabilitado.

Em funcionamento desde 26 de maio de 2009, após sete anos e meio, o Planeta Vida diariamente comporta fluxo de cerca de 900 pessoas, entre as quais destacam-se crianças, adolescentes, adultos e idosos, com ou sem deficiência, que nos procuram para atendimentos de fisioterapia, psicologia, enfermagem, geriatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social, dentista, num total de 32 modalidades de serviços. Muitos idosos com sequelas neurológicas incapacitantes decorrentes de acidente vascular cerebral, buscando reabilitação, outros com histórico de complicação de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, ansiosos para receber orientações da enfermagem sobre condutas para cuidados domiciliares, ou como e quando tomar seus medicamentos de uso regular.

Inúmeros idosos para consulta e avaliação geriátrica, tarefas desempenhadas com brilhantismo pelos geriatras da equipe. Outros idosos e pessoas com deficiência necessitando de consulta, avaliação e orientação nutricional, fundamentais para a vida com saúde, homeostase, dietoterapia e alimentação adequadas. Quantos idosos e pessoas com deficiência tiveram oportunidade de recuperar a voz, facilitando a comunicação com os outros, ou tiveram a imagem facial resgatada pelos exercícios terapêuticos da fonoaudiologia.

Imenso contingente de idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e adultos beneficiados pela terapia ocupacional, passaram a se sentir melhor com alinhamento postural e protetização assertiva. Milhares fizeram cursos de informática básica e avançada, contrapondo o distorcido padrão cultural de que idosos não aprendem a lidar com computador, tampouco deficientes seriam habilitados para inclusão no mercado de trabalho. Metas alcançadas por acreditarmos na capacidade de todos para superar desafios, barreiras, paradigmas negativamente instituídos.

Mais recentemente, nos causa imensa satisfação registro de aulas de informática para crianças e adolescentes autistas, fazendo com que seus pais, familiares e pessoas significativas acreditem que a inclusão é o caminho a seguir e meta da consciência cidadã. A propósito, crianças autistas historicamente rejeitadas nas escolas da rede pública e particular encontram no Planeta Vida oásis de oportunidades, construídas a partir da avaliação, diagnóstico e acompanhamento especializado de psicopedagogia.

Evidente que ainda há muito a avançar, mas, superada marca de cerca de 16.000 atendimentos/mês no Planeta Vida, temos muito a agradecer a Deus por nos conceder oportunidade de servir a tantas pessoas que não poderiam receber benefícios similares no setor privado. Da mesma forma, agradecer ao Executivo Municipal por fazer parte dessa primorosa gestão pública, sobretudo, agradecer a cada profissional da família Planeta Vida, por ter demonstrado a grandeza e disponibilidade para servir indistintamente.

Wiliam Machado