Atenção Especializada e Temática

5 votos

             

             O serviço de atenção especializada funciona através de unidades de referência, estas por sua vez funcionam através de encaminhamentos, sendo que o serviço de atenção básica faz os mesmos quando necessário.

             O Departamento de Atenção Especializada e Temática – DAET, criado pelo Decreto 8065 de 07 de agosto de 2013, subordinado a Secretaria de Atenção à Saúde – SAS é responsável por normatizar, promover e coordenar a organização e o desenvolvimento das ações de atenção especializada em saúde e de áreas temáticas, observados os princípios e diretrizes do SUS.

Saúde do Homem

A Coordenação Nacional de Saúde do Homem – CNSH/DAET/SAS é responsável pela implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem/PNAISH que tem como objetivo geral promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.

Saúde da Pessoa Idosa

A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa – COSAPI/DAET/SAS é responsável pela implementação da Poltica Nacional de Saúde da Pessoa Idosa que tem como principais diretrizes: envelhecimento ativo e saudável, atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa, estimulo às ações intersetoriais, além do fortalecimento do controle social, garantia de orçamento, incentivo a estudos e pesquisas dentre outras.

Saúde Mental

À Coordenação Geral de Saúde Mental Álcool e outras Drogas – CGMAD/DAET/SAS/MS compete coordenar os processos de elaboração e avaliação da rede de atenção psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do SUS.

Doenças Cronicas

A Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas – CGAPDC/DAET/SAS tem por competência propor instrumentos técnicos e legais para organização da atenção às pessoas com doenças crônicas, por meio da implementação da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e suas linhas de cuidado, incluindo o eixo temático de prevenção e controle do câncer.

Média e Alta Complexidade

A Coordenação-Geral de Média e Alta Complexidade – CGMAC/DAET/SAS responde pela elaboração de programas, normas, diretrizes e orientações para a execução de procedimentos de Média e Alta Complexidade nos serviços de saúde do SUS, relativamente às políticas sob sua responsabilidade direta. 

              A Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) tem a função de promover coordenadamente serviços especializados em saúde, oferecendo à população acesso qualificado e em tempo oportuno. No entanto, a insuficiência de oferta e a demanda excessiva pelas ações especializadas fazem com que este ponto da atenção se torne um gargalo do sistema. Ao compreender a iminente necessidade de se aperfeiçoar a área, os gestores do SUS têm trabalhado conjuntamente na busca por soluções que qualifiquem a Atenção Especializada.