Acolhimento na Estratégia Saúde da Família

10 votos

 

Acolhimento no dicionário quer dizer: Ação ou efeito de acolher; acolhida. Modo de receber ou maneira de ser recebido; consideração. Boa acolhida; hospitalidade. Lugar em que há segurança; abrigo.

O Acolhimento almeja assegurar acesso aos usuários. No cenário da Estratégia Saúde da Família o acolhimento tem o objetivo de resolver os problemas mais simples ou demandar os pacientes para outros serviços, se necessário.

É um atendimento que implica diversos fatores visando à aproximação com o usuário, respeitando uns aos outros e criando um vínculo. O vínculo pode ser caracterizado como uma relação de cumplicidade entre usuários e profissionais, concretizando-se no âmbito do acolhimento e sendo a porta de entrada para a construção de confiança entre a equipe o paciente. Junto com tudo isso vem o estímulo do autocuidado, favorecendo a compreensão da doença, a assimilação e seguimento correto das orientações terapêuticas pelos usuários.

Isso só acontece quando o profissional dá espaço para o usuário se expressar e assim se estabelece uma familiaridade que permite com que a equipe trabalhe melhor, com mais efetividade.