Departamento de Atenção Especializada e Temática – DAET
O DAET foi criado pelo Decreto 8065 de 07 de agosto de 2013 e tem como uma das finalidades coordenar os processos de elaboração e avaliação da política nacional de:
- média e alta complexidade do SUS;
- saúde mental, álcool e outras drogas do SUS;
- saúde da pessoa idosa;
- saúde do homem;
- atenção às pessoas com doenças crônicas, incluindo a rede de atenção à pessoa com doença crônica; e prevenção e controle do câncer.
Hoje falaremos um pouco sobre a saúde do idoso.
O Brasil envelhece de forma rápida e intensa, cerca de 11,8% da nossa populção são pessoas idosas. A expectativa de vida para homens é de 70,6 anos e mulheres é de 77,7 anos. E isso significa um grande avanço social que resulta nas melhorias das condições de vida, com amplo acesso aos serviços de saúde, avanço da tecnologia, aumento da escolaridade e da renda etc.
Infelizmente no nosso país a transição demográfica ainda apresenta algumas desigualdes sociais no processo de envelhecimento. O perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado por forte predominio das condições crônicas.
Tendo em vista essas desigualdades, em 2006 a saúde reformulou a Politica Nacional de Saúde do Idoso que tem como diretrizes: envelhecimento ativo e saudável, atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa, estimulo às ações intersetoriais, além do fortalecimento do controle social, garantia de orçamento, incentivo a estudos e pesquisas dentre outras.
15 de junho é o dia reservado Mundialmente para o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.