A palavra cogestão significa “gestão em comum; administração ou gerência em sociedade”, o “prefixo co, que entra na formação da palavra cogestão, designa exatamente que se trata de decisão que não se toma isoladamente, mas com a participação de outra vontade”. A gestão democrática e participativa, que se concretiza nos sistemas de cogestão, se constitui numa nova lógica para a distribuição de poder.
A Cogestão, como diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), é entendida como um modo de administrar que se diferencia das formas tradicionais de gerir por incluir o pensar e o fazer coletivo.
A PNH, portanto, indica um modo de fazer cogerido para enfrentar os desafios do cotidiano na saúde, considerando os acúmulos já conquistados. Qualquer problema só pode ser resolvido de forma satisfatória se nos comprometermos em superá-lo. Reorganização dos processos de trabalho não trata do fim dos problemas, mas de outros modos de lidar com eles. Cuidar da saúde é dever do estado e direito do cidadão.
Sugestão de Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NGmhBO_pHM8
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Karina,
Muito pertinentes as suas reflexões sobre a cogestão!
Esse é um modelo em que a PNH aposta todas as fichas: uma produção de saúde inclusiva e democrática, com indissociabilidade entre cuidado e gestão, onde todos pensem, decidam e façam juntos. Mas, como consolidar esses conceitos na prática? Que dispositivos deverão ser implementados nas unidades de saúde para fortalecer esse modelo de gestão democrática e participativa?
AbraSUS!
Emília