Central de Regulação Médica de Urgência

5 votos

Tive a oportunidade de conhecer mais de perto como é o trabalho de regulação na base do SAMU. Foi uma oportunidade e tanta, acredito que pouquíssimas pessoas podem passar por essa experiência ou têm interesse de conhecer.

De início fomos recebidos pelo enfermeiro Thiago, trazendo algumas informações importantes sobre como funciona a Central de Regulação Médica de Urgência. O atendimento se inicia com os telefonistas, eles atendem a ligação e fazem perguntas chaves, como: o motivo da ligação, o endereço e o número de vítimas, lá eles já encaminham a ligação ao médico regulador  que fará o provável diagnóstico, podendo passar algumas orientações, rapidamente ele decide se deve ou não mandar uma ambulância para o local. Ainda dentro da sala tem todo o acompanhamento das ambulâncias (em tempo real) em um mapa, e as disponibilidades de leitos nos hospitais públicos. Esse acompanhamento é muito importante para que consigam otimizar o tempo, dando uma resposta mais rápida, e apesar da pressão, eles atuam muito bem e salvam vidas.

Ainda existe um projeto chamado SAMUZINHO, que desenvolve a divulgação e a conscientização das crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas sobre a importância e a finalidade do programa SAMU–DF 192 que se encontra em funcionamento desde o dia 24 de agosto de 2005.