Samuzinho é um projeto do Distrito Federal que busca divulgação e consicentização das crianças em idade escolar do Ensino Fundamental, em escolas públicas e privadas em relação ao Programa SAMU-DF 192.
Os objetivos do projeto são:
-Conscientizar a importância da atuação correta em situação de risco.
-Refletir sobre a importância de vida e os movimentos de solidariedade.
-Comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192.
-Desmistificar idéias errôneas comumente associadas a impulsos na busca do auxílio à saúde.
As crianças recebem educação sobre primeiro socorros, controle da dengue, quando chamar o SAMU, porque e como chamar, alem de prevenção de acidentes e os perigos dos trotes.
Os trotes
O SAMU DF recebe vários trotes e isso faz com que desloquem ambulâncias sem necessidade. Em alguns locais o numero de trotes representa 30% do quantitativo de ligações.
No DF a equipe do SAMU identificou que um grande quantitativo dos trotes vinham de uma escola pública no horario de recreio.
O Projeto acredito que as crianças têm potencial para apoiar e divulgar a importância do SAMU. Desta forma a educação e conscientização infantil e dos adolescentes é uma estratégia para a redução dos trotes e disseminação da importância do serviço que vem salvando vidas.
Em outras cidades, os projeto Samuzinho conseguiu reduzir em 46% o número de trotes.
Quer saber como funciona? Veja essa experiência 🙂
Por Rayane Barbosa
Muito interessante a sua postagem e falar sobre o projeto Samuziho, eu achava que muitos trotes vinham de crianças que não tem conhecimento sobre a importancia do SAMU, imagino que hoje não tenha tantos casos de trotes e eque seja resultado dessa conscientização nas escolas.