HUMANIZA SUS

5 votos

Desde pequena compareço a consultas e cuidados médicos, dentistas, algumas vezes em nutricionistas… Sempre aprendi que todos eram os detentores do conhecimento e eu precisava apenas ouvi-los e seguir a risca o que me diziam. Algumas vezes deparei com emergências que me deram diagnósticos prontos: “Ah isso é virose”. Mas era inevitável a pergunta: Se iam dar tal medicamento na veia, porque não mediquei em casa? Não me deparei com certas situações apenas no SUS, aliás o frequentei raras vezes, minhas experiencias foram em planos de saúde, culturamente, familiarmente, etc.

Os familiares mais antigos então?

-Não só esse doutor acerta, se eu não for nele não medico com mais ninguém, pois ele é a saída que preciso!

Não é apenas uma questão de trabalho profissional e sim cultural!

Quando entrei nesse curso passei a ouvir tudo diferente e muitas vezes até pensei, não isso não existe, é ilusão. O SUS não tem jeito….

Nessa rede encontrei vários profissionais de saúde comprometidos, lutando por um SUS melhor. É como se saisse de um mundo e abarcasse em outro. É tudo muito diferente dos noticiários. Aprendi que: “Humanizar é saber ouvir, saber falar, saber sorrir, saber chorar, saber acolher, saber que sempre pode contar comigo e com você! Humanizar é a arte do cuidar. Humanizar é… as vezes em pequenos gestos… significam muito.”

A gratidão de um paciente, a confiança dos usuários, a liberdade de participação nas unidades, a vitória sobre uma enfermidade, tudo isso não tem preço! E é por isso que como encerramento de um semeste queria deixar um vídeo aqui como feedback simples do complexo que aprendi.

Obrigada a todos da Rede!

AbraSUS!