1º de Agosto: está chegando a hora de inscrever as “Boas Práticas em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”

7 votos

Agende-se

Você desenvolve boas práticas no campo da saúde da pessoa idosa no seu município ou no seu Estado? Conhece alguma iniciativa neste sentido? Então se prepare, a partir de 1º de Agosto começam as inscrições para a 4ª Edição do Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

O levantamento busca conhecer e dar visibilidade às boas práticas de municípios e estados no campo da Saúde da Pessoa Idosa. A proposta é incentivar gestores e gestoras a promoverem estratégias e ações que contribuam para a melhoria do cuidado à pessoa idosa no SUS (Sistema Único de Saúde). O prazo final para a inscrição termina em 31 de agosto.

O mapeamento de experiências é realizado desde 2013 pela Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz). Nesta edição, o mapeamento incluirá a seleção de experiências dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis).

As experiências serão avaliadas a partir dos seguintes critérios: alinhamento com os princípios e diretrizes do SUS, com a Politica Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Portaria GM/MS n° 2528/2006), com as diretrizes para organização das Redes de Atenção à Saúde (Portaria GM/MS n° 4279/2010), e com a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Portaria GM/MS 254/2012) no caso das experiências dos Dseis; caráter inovador; reprodutibilidade em outras realidades; e relevância dos resultados.

A partir das avaliações, serão selecionadas 14 experiências, considerando também a representatividade regional. As vagas serão disponibilizadas segundo a esfera de atuação da experiência, da seguinte maneira:

·         Grupo A – Experiências Estaduais: três vagas /Grupo B – Experiências Municipais: nove vagas / Grupo C – Experiências de Dseis: duas vagas

As 14 experiências selecionadas em 2016 serão divulgadas no site https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/, e em outras mídias. Além disso, o resultado será enviado por e-mail para todos os participantes inscritos.  As inscrições das experiências podem ser feitas por meio do link: https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br. O edital completo está neste endereço: https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/content/edital-2016

A entrega do Certificado de Reconhecimento de Experiência Exitosa, no âmbito do SUS, está prevista para ser realizada no final do segundo semestre, em Brasília (DF), durante seminário nacional promovido pela Cosapi/Dapes/SAS para a apresentação das experiências selecionadas. O evento deve contar com a participação de representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), Comissão Intersetorial de Atenção a Saúde nos Ciclos de Vida (Criança, Adolescente, Jovem, Adulto (a) e Idoso (a)) – (CIASCV) – do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) e integrantes do Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, entre outros.

Todas as experiências inscritas que estiverem de acordo com os critérios do Edital serão publicadas no site https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br, com destaque para as 14 selecionadas.

Mais informações: Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS/MS), Setor de Autarquia Federal Sul (SAF Sul), Trecho 2, Lotes 5/6, Ed. Premium, Torre 2, Térreo, Sala 14, Brasília (DF), CEP: 70070-600 ou pelo telefone (61) 3315-6226/9138 e  também por e-mail: [email protected]

Fonte: Portal da Saúde