Seminário “Deficiência, invisibilidade e acessibilidade: o que comunicação e informação têm a ver com isso?”, na Fiocruz

7 votos

Por Marina Maria (CTIC/Icict)

O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) realiza no dia 27 de setembro de 2016, das 9h às 12h30, o seminário “Deficiência, invisibilidade e acessibilidade: o que comunicação e informação têm a ver com isso?”. O encontro acontece na sala multimídia do Icict, e tem o objetivo de refletir sobre os desafios para garantir a inclusão de pessoas com deficiência, sobretudo no que diz respeito às barreiras e demandas de comunicação e informação.

Idealizado pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre Acessibilidade do Icict/Fiocruz, o seminário marca o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e também o Dia Nacional da Pessoa Surda, em 26 de setembro. Além disso, é motivado por algumas questões que vêm acompanhando a atuação do Grupo, tais como: hospitais, universidades, espaços acadêmicos, de lazer, entre outros, são inclusivos? Como assegurar que os serviços, em geral, cumpram a legislação brasileira e garantam medidas de acessibilidade? É possível desenvolver sites e uma comunicação web para qualquer pessoa?

Este é o segundo seminário realizado pelo GT Acessibilidade voltado para ampliar o debate sobre diversidade e direitos das pessoas com deficiência na Fundação. Desta vez, o objetivo é fortalecer políticas institucionais neste sentido e discutir também as barreiras evidentes e soluções possíveis no contexto da saúde e da ciência e tecnologia. Como debatedores, o evento contará com a presença dos seguintes pesquisadores e ativistas do campo da acessibilidade e inclusão no Brasil: Armando Nembri, doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ) e analista de planejamento e gestão do IBGE; Claudia Werneck, jornalista, escritora e idealizadora da organização Escola de Gente – Comunicação em Inclusão; e Simone Bacellar, professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e coordenadora de grupo de pesquisa em acessibilidade e usabilidade na universidade.

Realizado com o apoio da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, o seminário contará com intérpretes da Língua de sinais brasileira (Libras). O público interessado em participar deve se inscrever pela internet.

Serviço

Seminário “Deficiência, invisibilidade e acessibilidade: o que comunicação e informação têm a ver com isso?

27 de setembro de 2016, das 9h às 12h30

Icict/Fiocruz – Sala Multimídia – Av. Brasil, 4.365 – Pavilhão Haity Moussatché, 2o. Andar – Manguinhos, Rio de Janeiro

Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br