Nova edição da Reciis, da Fiocruz, já está no ar e aborda o Sistema Único de Saúde

6 votos

 

Entre artigos, resenhas e notas, a Revista traz um panorama sobre o SUS, mas fala também do vírus Zika nas mídias sociais e em documentário

Esta edição traz como capa a ameaça iminente sofrida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de cortes e reduções financeiras, o que sugere uma intervenção privada que limita e exclui o caráter público de serviços básicos ao cidadão. O editorial deste número, assinado por Ana Luiza Braz Pavão, faz um retrospecto dessas dificuldades ao longo dos anos.

Isabela Soares Santos, na seção Notas de conjuntura, faz uma ampla reflexão sobre a situação atual do SUS e suas relações com o setor privado, e mostra que a mistura entre o público e o privado existe em todos os sistemas de saúde do mundo; Entretanto, é preciso ter atenção ao ver o que predomina.

Também como nota de conjuntura, Laurindo Lalo Leal Filho discute o desmonte da TV Brasil e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a importância da comunicação pública para as sociedades democráticas. A partir do modelo de comunicação pública desenvolvido na Europa ocidental, situa a criação da EBC como marco histórico da comunicação pública no país, e apresenta exemplos de sua trajetória recente que expressam sua maior integração com a sociedade.

O artigo de Michele Nacif Antunes e colaboradores traz uma análise das principais imagens do aplicativo Instagram compartilhadas por internautas a respeito da epidemia causada pelo vírus Zika. Ainda sobre este tema, a seção de resenhas traz o texto elaborado por Mônica Mourão Lara Netto sobre o documentário “Zika”, de 2016, que apresenta uma reflexão sobre os determinantes sociais da epidemia, ao retratá-la sob a ótica de populações vulneráveis. E, sobre os desafios e conquistas do SUS, o artigo de Lívia Teixeira Tavares e colaboradores é um estudo de série temporal sobre as taxas de mortalidade geral e por causas evitáveis, em menores de um ano de idade, na Bahia. 

Acesse a edição completa no site da Reciis