Durante a pandemia do Covid-19, tornou-se cada vez mais importante as ações de humanização para oferecer um acolhimento aos profissionais e paciente / familiar.
Sabemos que através da Política Nacional de Humanização (PNH), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) foi criado para constituir um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, buscando um resgate da humanização na assistência, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde.
Em tempos de pandemia, percebemos algumas ações sendo realizadas nas áreas hospitalares e em locais de atendimento à saúde. E no serviço que você está inserido, tem ocorrido ações de humanização aos profissionais? O GTH ainda está atuante? Vamos conversar sobre o assunto?
Por Aline Santos de Souza
No Hospital Geral, desde o início da pandemia, o GTH continuou realizando as reuniões mensais (virtual) para que pudéssemos planejar as ações de valorização dos profissionais, contemplando as áreas assistenciais, de apoio à assistência bem como administrativa.
Na nossa última reunião ficamos de quantificar as ações realizadas em 2020 de acordo com as Diretrizes da PNH: acolhimento, valorização do trabalhador, ambiência, clínica ampliada e compartilhada e defesa dos direitos dos usuários.
No decorrer dos meses, planejamos desde mensagens positivas em murais dos setores e refeitório, músicos que tocavam violino nos corredores do hospital. Organização de temas voltados à páscoa, natal dentre outros, deixando o hospital mais acolhedor. Atendimento da psicologia para o funcionário. Visita virtual para os familiares com pacientes internados e em casos específicos, a continuidade da visita pet.
E a comunidade também teve um importante papel para a valorização dos profissionais, onde recebemos cartinhas dos alunos de diversas escolaridades, envio de lanches / janta e café da manhã, doação de plantas/flores, chocolates,dentre outros.
Colegas, onde você trabalha o GTH ainda está atuante? Quais as ações vocês tem desenvolvido?