Abertas as inscrições para a I Oficina VídeoSaúde no Espírito Santo
Parafraseando Glauber Rocha: uma ideia na cabeça e um argumento na mão. Essa é proposta da I Oficina VideoSaúde, proporcionar aos profissionais das áreas da saúde e da comunicação a possibilidade de ter uma ideia transformada em argumento, que possa futuramente originar a produção de vídeo temático em saúde.
Durante a oficina, com carga horária de 40 horas, serão abordados temas como a história resumida do cinema com a exibição de filmes, as características da produção de vídeos em saúde, os elementos de linguagem audiovisual e as etapas da elaboração de propostas de produção. Professores, pesquisadores e profissionais do audiovisual, da cultura e da comunicação e saúde, estarão presentes e contribuirão com palestras, debates, aulas conceituais e práticas. As aulas ocorrerão de 21 de novembro a 02 de dezembro, de 13h às 17h.
A oficina dispõe de 20 vagas. As inscrições, que são gratuitas assim como a oficina, já estão abertas e se estendem até o dia 21/10, e para efetuá-la, o candidato deverá seguir os passos descritos na chamada pública (anexo) (link is external) e preencher o Formulário online de Inscrição (link is external).
O processo de seleção será realizado entre 24/10 a 03/11, e dele constará análise do curriculum vitae, das cartas de intenção e liberação dos candidatos e da proposta inicial para a produção. O resultado final da seleção será divulgado no dia 04/11.
A organização e realização da I Oficina no Espírito Santo tem como referências a metodologia e expertise da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, que em oito edições contribuiu com a capacitação de aproximadamente 300 profissionais de diversas regiões brasileiras e segmentos sociais e, grande parte, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e também possibilitou a produção de inúmeros audiovisuais em saúde e em outras áreas.
A Oficina é uma das propostas de trabalho previstas no Programa de Extensão – Proext 2016: Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, contemplado pelo MEC, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PPGSC/Ufes, e também pelo Convênio de Cooperação recém celebrado entre a Ufes e a Fundação Oswaldo Cruz.
Para obter outras informações, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva pelo telefone 3335 7287, de 8h às 13h30, ou pelo e-mail [email protected]
Acesse o edital e ficha de inscrição aqui
Por Emilia Alves de Sousa
Muito boa a proposta da oficina, capacitar as pessoas para produzirem seus próprios vídeos, e dar visibilidade às ações desenvolvidas nos territórios de saúde. Além de contagiar as pessoas, disseminas as boas práticas do “SUS que dá certo”
Gostaria de saber se são organizadas por regiões, e se tem alguma prevista para o Nordeste!
AbraSUS!
Emília