Acolhimento na Unidade Mista de Saúde de São Sebastião-Df
Um breve comentário que questiona a não existência de Acolhimento em uma Unidade Mista de Saúde de São Sebastião-DF e quais alternativas são mais viáveis frente aos impasses e desafios na implantação do Acolhimento.
Como fazer Acolhimento na Mista de Saúde de São Sebastião (DF)?
Analisando a unidade básico de saúde de São Sebastião a qual pertenço,percebo que ela não opera à luz do Acolhimento. Isso porque não há uma equipe que atenda à demanda espontânea . Para quase tudo que se precise resolver ali, é necessário a formação de filas para adquirir senhas, exceto a casa de parto e banco de leite, cuja demanda é menor. Apesar disso ser um tanto quanto incômodo, compreendo que isso não ocorre apenas por uma desestruturação do processo de trabalho, mas também devido ao fato de que boa parte de quadras, bairros não cobertos pela estratégia saúde da família, são direcionados a esse posto de saúde. Desse modo, a superlotação impõe um desafio a implantação do Acolhimento .
Apesar de ser uma diretriz de suma importância para a efetivação da humanização na saúde,esse é apenas mais um de tantos impasses infrentados cotidianamente para a implantação do Acolhimento. Diante disso é essencial um trabalho em conjunto no que diz respeito ao modo de fazer saúde, por meio de uma Cogestão, formada pelos profissionais de saúde, gestores e usuários, para que a saúde almejada por todos se torne de fato uma realidade.