Inscrições abertas para o primeiro curso de especialização da UNA-SUS/UFPI

6 votos

Compartilho

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento de 260 vagas para o Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade ofertado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esta é a primeira oferta da UFPI, na modalidade à distância, como integrante do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). As inscrições devem ser realizadas até 16 de novembro, na secretaria da UNA-SUS/UFPI, situada no Campus Ministro Petrônio Portela, S/N, bairro Ininga, Teresina (PI), ou nos polos de apoio presencial, constantes no Edital.

Segundo a coordenadora acadêmica da UNA-SUS/UFPI, Lis Cardoso Medeiros, o curso de especialização tem como objetivo principal capacitar os profissionais atuantes nos programas Mais Médicos e PROVAB (Programa de Valorização dos Trabalhadores da Atenção Básica), no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“Estamos muito felizes com essa nossa primeira oferta, como integrante da Rede UNA-SUS. Essa especialização à distância possibilita a capilarização do conhecimento e, consequentemente, a melhoria da assistência ao usuário do SUS em todo o estado, descentralizando os atendimentos”, destaca Lis.

São 20 vagas para cada um dos 13 polos espalhados no estado, nos seguintes municípios: São José de Peixe, Simplício Mendes, Luziânia, Colônia do Gurgueia, São Raimundo Nonato, Oeiras, Picos, Parnaíba, Bom Jesus, Água Branca, União, Piripiri e Marcos Parente.

O curso foi concebido a partir de outro, já ofertado pela UFPI, no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Mas, para atender o formato UNA-SUS, teve seu projeto político pedagógico reconstruído em parceria com outras instituições integrantes da Rede UNA-SUS, como a UNIFESP e o NESCON/UFMG, além do apoio da Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS).

“Assumimos essa responsabilidade de oferecer um curso com a qualidade que o sistema UNA-SUS exige. Levamos um ano, mas contamos com o apoio de equipes incríveis da UNIFESP e da UFMG. O trabalho em rede foi fundamental. ”, conta a coordenadora.

Segundo o coordenador de monitoramento e avaliação da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos, além do apoio na concepção da oferta, a universidade também está fazendo uso de alguns recursos educacionais disponibilizados no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) pelas instituições integrantes da Rede. “Essa é uma prática comum no Sistema UNA-SUS. Os materiais compartilhados no acervo são de acesso livre e gratuito para reutilização”, explica.

Com carga horária de 450 horas, a especialização é composta por sete áreas didáticas: Contexto das Políticas Públicas e das Redes de Atenção à Saúde, Estudo e Análise Situacional do Território: Saúde – Doença; Ciclo de Vida: Mulher, Criança e Adolescente; Ciclo de Vida: Adulto, Homem e Idoso; Urgência; Reflexão sistemática sobre a prática – TCC; e dentre as optativas é possível escolher entre Saúde Ambiental e Didática.

Para Lis, além de tornar a qualificação e a educação permanente acessíveis em qualquer lugar, a modalidade à distância permite a abertura de um maior número de vagas, por ter um custo bem mais barato que uma especialização presencial.

“Um curso à distância, com abordagem e discussão de conteúdos via internet, oportuniza algo que não seria possível de forma presencial, pelo elevado custo. Além disso, a oportunidade do conhecimento também eleva a autoestima do profissional. E, assim, a comunidade só tem a ganhar. ”, finalizou.

Para conhecer a primeira oferta de especialização da UNA-SUS/UFPI, clique aqui e acesse o edital na íntegra.

Sobre o NUEPES

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) foi criado com a finalidade de atender às necessidades de formação e de educação permanente dos agentes envolvidos com Sistema Único de Saúde – SUS, de forma presencial e à distância, bem como de pesquisas na área da saúde.

O NUEPES trabalha com ensino a distância, democratizando o acesso ao conhecimento e levando educação e o acesso à informação, por meio de cursos, para todos os agentes do SUS. O Núcleo demonstra o compromisso da Universidade Federal do Piauí – UFPI com a implementação de políticas estimulativas para transformações significativas no contexto da saúde nas formas de ensinar, aprender, avaliar, organizar e desenvolver atividades respeitando as singularidades dos sujeitos e as particularidades de cada município/Região de Saúde, para bem atender ao usuário do SUS. O Núcleo será ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Fonte: Blog da UNA-SUS