Proqualis lança especial sobre Prevenção de Úlcera por pressão

5 votos

No dia Mundial de Prevenção de Úlcera/lesão por pressão, dia 20 de novembro, este evento adverso, que pode ser evitado com medidas simples, ainda é um problema de saúde pública. Segundo dados do Sistema de Notificações da Vigilância Sanitária (NOTIVISA), em 2104, das 8.435 notificações de evento adverso relacionado à assistência à saúde, 1.319 foram notificações de úlcera por pressão, equivalendo a 15% dos registros. Reduzir o risco de úlceras por pressão é uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente e uma das prioridades do Ministério da Saúde (MS) para a segurança do paciente.

A úlcera por pressão, além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, aumenta o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar. Para se ter uma ideia, estudos apontam que o custo para tratar uma lesão por pressão é de R$ 145,40 por dia, em contrapartida, a prevenção custa em média R$ 5,40 por dia. A úlcera/lesão por pressão causa muito sofrimento para o paciente e seus familiares e pode levar o paciente à morte por infecção.

Há diversos fatores que favorecem o aparecimento de úlceras/lesão por pressão que podem ser estratificados através de instrumentos para avaliar o risco.

O Proqualis preparou um especial de conteúdo em comemoração da data:

O uso de medicamentos interfere no aparecimento da úlcera por pressão (UP)? Esta é a questão norteadora da entrevista Proqualis com a farmacêutica Patrícia Helena Castro Nunes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) da Fiocruz. Confira em: https://proqualis.net/noticias/uso-de-medicamentos-e-prevenção-de-úlceras-por-pressão

O webinar Proqualis que aconteceu no dia 26 de com o tema “Prevenção de Lesão por Pressão. A palestra foi realizada pelas enfermeiras do Hospital Israelista Albert Einstein Danivea Bongiovani Poltronieri Munhoz e Maria Emília Gaspar Ferreira Del Cistia: https://proqualis.net/aula/prevenção-de-lesão-por-pressão

O Proqualis produziu o vídeo “Prevenção de Úlcera por Pressão”, que está disponível no Youtube (https://youtu.be/4ZA37WcCNSQ)

O Proqualis também apresenta em seu Portal, no conjunto de páginas “Experiências Brasileiras”, a página “Prevenção de Úlcera por Pressão”, coordenada pelo Hospital Israelita Albert Einstein (https://proqualis.net/prevenção-de-ulcera-por-pressão). Nesta página, estão disponíveis para os profissionais de saúde indicadores, entrevistas, literatura de interesse sobre o tema, ferramentas, como o “Protocolo Integridade da Pele: avaliação, manutenção e manejo das complicações” do Hospital Israelita Albert Einstein.

Saiba mais: Em abril de 2016, O National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), é uma organização norte-americana, sem fins lucrativos, dedicada à prevenção e ao tratamento de lesões por pressão, anunciou a mudança na terminologia Úlcera por Pressão para Lesão por Pressão e atualização da nomenclatura dos estágios do sistema de classificação. A tradução e validação do texto para língua portuguesa foi realizada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE).