ACOLHIMENTO… É MESMO NECESSÁRIO?

5 votos

Eaí galera!

Eu tava pensando sobre acolhimento no SUS e lembrei de alguns amigos falando a respeito disso, que o sistema não precisa disso, “só precisamos ser atendidos e ir embora”, meus olhos reviraram e não tive muita paciência pra rebater o comentário (me arrependi depois).

Gente!!! Precisamos parar pra pensar um pouco! Somos todos humanos, precisamos do contato, de nos sentir acolhidos, de sentir que alguém se preocupa conosco. Estamos vivendo tão automaticamente que as relações estão morrendo aos poucos, estamos perdendo a percepção sobre as pessoas e sobre o que nos cerca. 

A estratégia de acolhimento no SUS nada mais é que o resgate dessa relação entre os profissionais e os usuários, fugir dessa cultura de hierarquização. O profissional precisa estar aberto a colher as demandas que aquele indivíduo traz consigo, compreender seus problemas e assim direcioná-lo no fluxo da rede de saúde. Sabemos que o sucesso do SUS está na gestão e creio que a gestão das pessoas, de suas ações e o comprometimento com os outros irá proporcionar um sistema de saúde mais humano e com vistas ao principal objetivo do SUS: SAÚDE PARA TODOS!

Obrigado!

Leonardo – Saúde Coletiva, Unb

#GSSS #GSCUnb #acolhimento

Resultado de imagem para ACOLHIMENTO