Rede de Urgência e Emergência

9 votos

Olá pessoal! 

Hoje trouxemos para vocês uma cartilha com informações muito importantes sobre a Rede de Urgência e Emergência, em especial sobre o trabalho do SAMU.

A rede de Urgência e Emergência desempenha um grande papel na atenção à saúde, visando ampliar o acesso aos usuários nos serviços de forma ágil e adequada. Para isso ela conta com diversos serviços que estão sempre à disposição, independente do horário. Deste modo, a rede conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que é responsável por atender o usuário após ocorrer algum agravo à sua saúde e que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. O SAMU dispõe de ambulâncias com equipe médica para os primeiros socorros e o rápido transporte até as portas de entrada do serviço, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que são estruturas que funcionam 24 horas por dia e todos os dias da semana para o atendimento de urgências e emergências, que dependendo da situação do usuário, ele será estabilizado e será encaminhado para uma unidade de internação, um hospital ou para uma unidade básica de saúde, para o cuidado integral. Mais de 90% dos casos que chegam as UPAs são solucionados nas mesmas.

Tendo em vista toda o tipo de situação que possa agravar a saúde das pessoas no dia a dia, o atendimento rápido e oportuno são umas das chaves da Rede de Urgência e Emergência para salvar a vida das pessoas.

 

#GSCUnB #GSSS, #GSCUnB ; #Urgência ; #Emergência

Obrigado!

Leonardo, Yara, Camille, Kleber