Se a glicose do sangue cai abaixo de 70 mg/dL, você tem baixos níveis de glicose no sangue, ou hipoglicemia. A diminuição da glicose no sangue pode acontecer muito rapidamente, especialmente se você usa insulina ou determinados comprimidos contra a diabetes, por isso é importante que você aprenda a se prevenir e tratá-la.
A hipoglicemia pode apresentar-se em três etapas diferentes. Em primeiro lugar, talvez apenas se sentir com fome, fraca, sonolenta e um pouco estranho. Se não elevas, naquele momento, os seus níveis de glicose no sangue, possivelmente você começar a sentir(te):
• Tremente, com tonturas e dor de cabeça
• Ansioso, irritado ou com raiva
• Confuso, como se não soubesse o que está acontecendo.
Fraco, como se fosse a desmaiar em qualquer momento
• Dormência da língua ou dos lábios e, talvez, dificuldade para falar
• Algumas pessoas começam a dizer coisas estranhas ou podem romper em choro sem motivo aparente.
Por último, se os seus níveis de glicose no sangue continuar a cair, poderá perder o conhecimento, ter convulsões e entrar em coma. Esse é o lado verdadeiramente perigoso do aumento de açúcar.
Se o nível de glicose no sangue diminui muito, a pessoa pode morrer em questão de minutos, porque o cérebro depende da glicose para funcionar. Sem esse combustível, o sistema nervoso deixa de funcionar e declara um estado geral de emergência que pode causar a morte.
Quais são as causas da hipoglicemia?
Estas são as causas mais comuns:
• Não comer no horário
• Comer menos do que o necessário
• Tomar certos tipos de medicamentos
• Fazer consumo de álcool
Por deboraligieri
Olá, Thiago.
Seja muito bem-vindo à Rede HumanizaSUS! É muito bom ter mais um companheiro de militância em defesa da saúde das pessoas com diabetes aqui na RHS. Tenho diabetes há 30 anos e já passei por muitas ocasiões de hipoglicemia, algumas delas bem graves. Uma delas acabou virando um conto em defesa da incorporação de análogos de insulina ao SUS: https://redehumanizasus.net/80756-o-realismo-fantastico-da-hipoglicemia-noturna-e-a-conitec. Em uma ocasião, quando tive uma hipoglicemia grave e as pessoas que trabalhavam comigo não sabiam da minha condição, fui internada, e bastava apenas que alguém me desse um pouco de coca-cola (que carrego sempre na bolsa) para eu melhorar. Assim, essas informações que você traz são muito úteis ao auxílio de uma pessoa com diabetes num momento de queda glicêmica grave, valeu!
Mas fiquei curiosa, vendo que o seu primeiro post é também sobre diabetes: você tem diabetes, conhece alguém ou trabalha cuidando de pessoas com a doença?
Também gostaria de saber a fonte das informações que você traz nesse post.
Abraços,
Débora