Humanização:Partos humanizados e ambiência hospitalar no município de Campo Alegre -AL.
Embasado nas políticas de humanização do parto,a direção médica do hospital de Campo Alegre , Coordenação de Enfermagem e Recursos Humanos da unidade,foi inserida diversas mudanças significativas para a satisfação das gestantes e parturientes que visitam mensalmente a sala de pré-parto,parto e pós parto.Dentre as diretrizes da rede Cegonha.
Pelo prisma da atenção primária à saúde, que consiste em uma rede de ações e de cuidados que assegure à mulher o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada na gravidez, ao parto e ao puerpério, como também ao concepto o direito ao nascimento seguro, como também o prosseguimento do acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento saudáveis.A implantação dessa ação tem uma conotação significativa para a promoção em saúde das crianças visando qualidade de vida e serviços humanizados pelas pactuações em serviços públicos de saúde.
Na própria unidade realiza testes rápidos para sífilis, assim como os testes rápidos para as Hepatites B e C são exames de triagem sorológica, ou seja, há necessidade de exames laboratoriais complementares para o diagnóstico.
A diretora médica do hospital Dra. Id Correia Amorim ,diz que, a implementação dos serviços e execução desse processo pelo qual o o nascimento e crescimento da população passa a ser modificado e moderado , regulado por uma elevada taxa de natalidade , regulado por uma baixa taxa de mortalidade.Ficando assim instituída a Política de prevenção, promoção, tratamento e combate às DSTs e com a finalidade de implementar ações eficazes na redução de casos específicos e assegurar o serviço a todas as gestantes do município.
Por Emilia Alves de Sousa
É muito animador ver esses relatos de ações implementadas para a humanização do parto e empoderamento da mulher para o exercício da sua autonomia.
Parabéns aos gestores do hospital de Campo Alegre pelas iniciativas!
AbraSUS!
Emília