Fiocruz lança jogo digital sobre riscos de intoxicação no ambiente doméstico
Férias! O que é para ser um ótimo momento em família pode se tornar um período de sustos e preocupações. Segundo especialistas, a casa é o local onde as crianças correm mais riscos. Para alertar pais e jovens, o Polo de Jogos e Saúde, do Multimeios/Icict/Fiocruz e o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas – Sinitox/Fiocruz transformaram em algo lúdico a campanha de prevenção contra acidentes por intoxicação: a equipe criou o jogo digital “Quem deixou isso aqui?”.
O jogo digital vem atraindo a atenção de pais e filhos pela facilidade com que pode ser jogado e as informações que fornece. A ideia é manter a personagem central – Aninha, uma menina de três anos – longe de coisas que podem intoxicá-la como medicamentos, plantas, materiais de limpeza, produtos químicos e até mesmo alimentos e bebidas alcóolicas.
Para se ter uma ideia do problema, segundo dados do Sinitox, as mais atingidas são as crianças entre 1 e 4 anos. Entre 2010 e 2015, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), do do Ministério da Saúde, apontam que entre 2010 e 2015, nesta faixa etária 29.169 crianças se acidentaram por intoxicações em todo o país. O motivo disto são o grande tempo que as crianças passam no ambiente doméstico, os inúmeros produtos tóxicos disponíveis, os produtos armazenados de forma incorreta, as embalagens inseguras dos produtos e a pouca informação que pais e responsáveis têm sobre as formas de prevenção de acidente.
Para ler a matéria completa e jogar “Quem deixou isso aqui?”, clique aqui
Por Emilia Alves de Sousa
Um espaço que deveria ser de proteção para a criança termina expondo-a à situações de risco grave por conta da negligência dos adultos. Trabalho num hospital infantil em que é comum chegar crianças vítimas de intoxicações causadas pela ingesta de soda caustíca, um produto muito usado para o fabrico de sabão caseiro nas comunidades rurais.
A campanha do jogo digital é muito importante para o alerta e sensibilização das pessoas que lidam com crianças, e está de parabéns a Fiocruz pela iniciativa!
AbraSUS!
Emília