O Sistema Único de Saúde e os Povos indígena Piauienses indígenas: por uma integração diferenciada ( em construção)
8 votos
Sendo o SUS a reafirmação da responsabilidade do Estado no financiamento, organização e gestão de um sistema abrangente de cuidados à saúde, com cobertura universal a todos os habitantes do território, a extensão da rede de serviços aos povos indígenas ocorre, por princípio, de forma automatica.
perrspectivas …..
A reorganização do sistema de atenção à saúde em âmbito nacional, para uma melhor integração e distribuição dos serviços em todo o território, o Projeto O Piauí tem Índio Sim, se apresenta como a ocasião adequada para a construção de uma estrutura de saúde que atenda às necessidades cambiantes dos povos indígenas piauienses, que sofreram um processo de destribalização até então relativamente reduzido.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Epifânio,
Que boa notícia você nos traz na sua postagem!
Aproximadamente em 2006, como membro da Câmara Técnica de Saúde Indígena do Piauí, tive oportunidade de participar do I Fórum Interlocutório de Saúde Indígena realizado em Teresina, com técnicos de saúde e lideranças indígenas, com o objetivo de discutir políticas de saúde para esse povo, oportunidade em que já foi apresentado um estudo que mostrava a existência de remanescentes dos indígenas piauiense que foram criminosamente perseguidos na colonização do estado, e as formas de inclusão e de assistência a esse povo. Três anos depois, a Câmara Técnica de Saúde Indígena foi desativada, e esse movimento esfriou. E agora fico feliz em ver esse projeto de atenção à saúde dos povos indígenas piauienses em debate. Muito legal! A luta segue!
AbraSUS!
Emília