Produção da VideoSaúde sobre tuberculose está na fase competitiva de festival internacional
O documentário “Herança Social”, de Christian Jafas, produzido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, está concorrendo no VII Festival Iberoamericano de Cortometrajes ABC 2017, na Espanha.
A seção oficial do Festival Iberoamericano de Cortometrajes ABC 2017 premia curtas com até 30 minutos de duração e documentários de até 35 minutos. Para participar da premiação, os curtas são escolhidos a partir de uma votação online. Os 30 mais acessados/vistos concorrem para os cinco curtas e i-curtas que serão premiados.
O documentário “Herança Social” é um dos três que integram a série sobre Determinantes Sociais da Saúde, lançada em julho de 2016, que está disponível no catálogo do Selo Fiocruz Vídeo e em DVD na Editora Fiocruz
Segundo a sinopse, “o documentário traz imagens de ontem e hoje, revelando que quase nada mudou quanto às condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam, o que só faz crescer os casos de tuberculose numa das principais capitais do país, o Rio de Janeiro. A produção reafirma que hereditária é a situação social e não a doença”.
Para assistir o documentário “Herança Social” e incluí-lo na lista dos mais vistos, clique aqui
Por Emilia Alves de Sousa
É lamentável um país como o Brasil, classificado como a 8ª economia do mundo, ainda possuir populações que vivem em situações de iniqüidades, como revela o documentário, vulneráveis a doenças infectocontagiosas como a tuberculose e outras dizimando vidas.
E não há como fazer o controle de doenças como a tuberculose sem uma política de melhoria de condições habitacionais!
Muito legal o vídeo! Espero que seja um dos vencedores do festival!