A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) como movimento instituínte e a dimensão ético-estético-política na formação.

8 votos

 

Boa noite! Sou residente do programa de RMS do HU-UFGD e esta postagem faz parte de uma atividade da disciplina SUS ministrada pela professora Cátia Paranhos.

A RMS é uma especialização caracterizada por ensino em serviço, regulamentada pela portaria interministerial número 506. Os residentes cumprem 60 horas semanais ao longo de 24 meses, que ao final do programa corresponderá a 80% de carga horária prática e 20% de carga horária distribuída em atividades teórico-práticas (BRASIL, 2008b). Constitui-se como estratégia que “tem por objetivo possibilitar tanto a formação de profissionais quanto contribuir com a mudança do desenho tecnoassistencial do SUS” (Brasil, 2006, p.11). 

Já o paradigma ético-estético-político diz

No campo da Saúde, humanização diz respeito a uma aposta ético-estético-política: ética porque implica a atitude de usuários, gestores e trabalhadores de saúde comprometidos e co-responsáveis. Estética porque acarreta um processo criativo e sensível de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas. Política porque se refere à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS. O compromisso ético-estético- político da humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de co-responsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecidos, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão (BRASIL, 2008a, p. 62).

 

Para compor subsídios para este diálogo, trago ainda mais uma breve citação

” o processo de institucionalização das propostas de RMS pode suprimir as potências (…) simplesmente pela atração que o instituído oferece à reprodução, à repetição dos modelos já consolidados (…)  A Residência per si não assegura processos instituintes” (SILVA; CABALLERO, 2010,  p. 68)

 

Aqui em nosso programa de residência, avalio a abertura para diálogo com os preceptores de campo como potência para a criação de espaços que aprimorem o desenvolvimento da dimensão ético-estético-política nos processos de trabalho em saúde e não favoreçam a institucionalização da RMS! Na experiência prática, os preceptores de campo tem sido receptivos as propostas que apontam para além do instituído, permitindo assim o fluxo do movimento instituínte da RMS. 

 A foto que acompanha esta postagem refere-se a uma ação intersetorial que minha equipe multiprofissional pode desenvolver durante o estágio na atenção primária. Com esta breve ação, procuramos fortalecer a atenção básica no território e a intersetorialidade na promoção da saúde, reforçando o conceito de Clínica Ampliada.

Objetivo Geral:

-Avançar no exercício da Clínica Ampliada por meio de intervenções intersetoriais.

Objetivos específicos:

-Promover saúde por meio da educação em saúde;

-Articulação entre equipamentos do território na produção e promoção de saúde para a população;

Método:

Ação pontual para divulgação do “Novembro Azul” que foi realizada durante o período matutino e vespertino.  Apresentamos e divulgamos a importância do cuidado da população masculina com a saúde. Para isso, dialogamos com os alunos sobre os papéis e laços sociais que permeiam o imaginário social sobre quem costuma frequentar e acompanhar as crianças na UBS. Disponibilizamos um cartão-convite e os alunos foram convidados a entregar à referências masculinas propondo que estes pudessem conhecer ações do “Novembro Azul” na UBS de referência.

Resultados esperados:

Apostamos que a informação pode contribuir na afirmação da autonomia e na responsabilização compartilhada dos sujeitos pelo cuidado e produção de saúde, bem como consideramos que a abordagem intersetorial é um exercício deliberado por ações de cooperação entre os equipamentos do território, contribuindo assim para operacionalizar pressupostos da Política Nacional de Humanização.

 

Para vocês, considerando a dimensão ético-estético-política trazida pela PNH, qual o compromisso social que os programas de RMS deveriam sustentar como diferencial na formação de profissionais para o SUS?

 

 

Referências

BRASIL. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização. Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2008a

BRASIL. Portaria Interministerial MEC/MS Nº 506 24 abril 2008. Diário Oficial da União, Brasília, 2008b.

BRASIL. Residência Multiprofissional em Saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília (DF): MS; 2006.

SILVA, Q. T. A. ; CABALLERO, R. M. S. . A micropolítica da formação profissional na produção do cuidado: Devir-residência. In: Ananyr Porto Fajardo; Cristianne Maria Famer Rocha; Vera Lúcia Pasini. (Org.). Residências em saúde: fazeres & saberes na formação em saúde. 1ª ed. Porto Alegre, 2010, v. , p. 61-73.