Discutindo sobre a depressão na Unidade Básica de Saúde

6 votos

Essa postagem é uma atividade da disciplina SUS, da professora Cátia Paranhos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HU-UFGD de Dourados -MS). Sou Psicóloga Residente desse programa e vou compartilhar com vocês minha experiência juntamente com minha equipe (nutricionista e enfermeira) em um dos nossos campos de trabalho.

Esse relato é sobre uma atividade realizada no Dia Mundial da Saúde pela Residência Multiprofissional em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família-  NASF na Unidade de Saúde da Família Cabeceira Alegre na Cidade de Dourados-MS.

 Dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, o tema em destaque desse ano foi a depressão. Pensado nisso, a Residência Multiprofissional em parceria com o NASF ( na Unidade de Saúde da Família Cabeceira Alegre ) propôs para esse dia um Cinema pipoca enquanto os usuários aguardavam na sala de espera suas consultas médicas. Foi levado nesse Cinema vídeos ilustrativos que fala sobre a depressão. Posteriormente foi discutido sobre o tema.

Ao final da discussão, algumas pessoas me procuraram para atendimento com sintomas depressivos. Após um acolhimento inicial, essas pessoas foram encaminhadas para atendimento psicológico.  

Através dessa intervenção, pode concluir que infelizmente falar em depressão ainda é visto, por muitos, como um tabu e de forma preconceituosa, o que faz com que muitas pessoas que tenha a patologia não procurem ajuda.