NINJA, INTERVOZES, ABRASCO, DÊ-LIRIOS e ESTRELA lacrando no final da Conferência!

11 votos

Na manhã do dia  20.04.2017, participei da mesa  que relatava as experiências dos coletivos de comunicação:

  Marina  Pita  do Coletivo Intervozes abordou a comunicação  em seus aspectos relacionados ao acesso, produção e distribuição. Abordou a regulação da propaganda que não pode ser prejudicial á saúde entretanto os comerciais de cerveja ainda estão liberados para passar em qualquer horário.

Citou casos como a abordagem do HIV feita de forma  errada na novelinha teen Malhação em 2016, e que a mãe do CAZUZA entrou em contato com a  emissora que corrigiu o erro, mas em outra  oportunidade no Programa Matutino BEM  ESTAR da mesma  emissora  foi dito que o correto é o bebê parar de mamar no peito com um ano e meio de idade ou quando começa a andar e a mesma GLOBO não atendeu um pedido de correção do Ministério Público. Ressaltou ainda  a  TV Pública  como contraponto da comunicação comercial e as perdas advindas da fusão do Ministério da Comunicação com o da Tecnologia  ocasionando vários retrocessos entre  eles o adiamento de editais de rádio para comunidades tradicionais. Finalizou sua fala ressaltando a internet como novo meio de comunicação essencial.

Fonte: https://www.intervozes.org.br/direitoacomunicacao/?p=29796

Cleiton Nobre substituiindo Pablo Capilé   da  MIDIA  NINJA   ressaltou que ” Antes a  gente tinha a mídia de massa  e agora  temos uma massa de mídias.

Relatou brevemente a  origem da Mídia  NINJA e do Coletivo Cultural Fora  do Eixo.

Bruno  Dias da  ABRASCO mostrou a evolução da  Abrasco principalmente depois da  criação dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva, contou sua própria  trajetória  como jornalista .

A melhor surpresa  ainda estava  reservada para mim, Na hora  do almoço a Jornalista  Mônica  do Canal Saúde que estava na mesa  6 me  convidou para gravar um programa  em que eu fui entrevistado por 13 minutos e pela  primiera  vez o foco era falar do meu projeto com a  Folha  de  Lírio: O Jornal Virtual da Saúde Mental que está de cara nova no site www.folhadelirio.com.br sem usar a historia pessoal de superação como plano de fundo, o que me deixou bem mais confortável com certeza.

E pude conhecer o #GabrielEstrela  do Projeto Boa Sorte um cara  fantástico enfrenta os desafios da vida  de forma muito bem humorada.