Acessibilidade mais acessível…..

7 votos

 

Quando estou num aeroporto, shopping center, rodoviária, prédio público, dentre outros, sempre aproveito para conhecer os sanitários para pessoas com deficiência. As pessoas me olham “torto”, achando que vou utilizá-los, mas simplesmente observo, com a minha formação de engenheiro civil, as instalações, barras de apoio, acessórios, etc. Em praticamente 100% deles encontro inadequações para utilização por pessoa com deficiência. E aí eu fico me perguntando: “Como que esta obra magnífica e moderna (aeroporto, shopping center, rodoviária, prédio público, etc.) que foi projetada, fiscalizada e executada por profissionais da engenharia/arquitetura pode conter estes “erros”? Barras de apoio em posições que dificultam/impossibilitam a sua utilização, lixeira com tampa e acionamento pedal (como pode ser utilizada por um cadeirante?), espelho em posição inacessível para uma pessoa de baixa estatura ou cadeirante, papeleira (papel higiênico) atrás da bacia sanitária (obriga a fazer um giro no tronco impossível para algumas pessoas), etc. E tudo isso está especificado em normas que são, ou deveriam ser, de conhecimento destes profissionais!”

Pensando nisso resolvi desenvolver um projeto com os principais detalhamentos que observei nestes prédios e com a ajuda solidária dos companheiros: arquiteto Luciano Ortiz Medeiros e Leonardo Brito, da empresa Pena Arquitetura, conseguimos elaborar um resumo da nova norma NBR 9050/2015 e estamos divulgando este trabalho entre estes profissionais e interessados. Nele os profissionais encontrarão os detalhamentos prontos para serem “recortados e colados” em seus projetos.

É, e assim estamos tornando a Acessibilidade mais acessível………para os profissionais! (Desculpem o pleonasmo….)

Penso que não basta detalhar a acessibilidade dos sanitários, barras de apoio, rampas, piso tátil, etc. A acessibilidade vai muito mais além ….. É necessário “conceber projetos acessíveis”….. Mas este assunto fica para uma outra ocasião…..   

Acessem o link:

https://www.facebook.com/penarquitetura/posts/1946348158978087:0

ou

https://www.facebook.com/leonardobritoarquiteto/posts/360049954396259:0