Roda de Conversa com acompanhantes da Área Azul do Hospital Geral do Estado de Alagoas – HGE
Esta ação vem ocorrendo desde março deste ano e tem como objetivo promover um espaço de acolhida e escuta qualificada. Participam desta ação, Assistente Social, Psicologo, Enfermeira, Técnico de Enfermagem e eu como Apoiadora da PNH e membro também do Recusos Humanos. O resultado? Não poderia ser melhor, os acompanhantes estão interagindo melhor com nossa equipe de saúde, sendo mais colaborativos e respeitando nossas limitações na assitência aos pacientes. Aproveitamos também este momento para fazer orientações quanto a comportamento e conduta durante os momentos que ficam com seus pacientes no hospital. Estamos caminhando lentamente, más já demos os primeiros passos. Aproveito aqui para agradecer a Enfermeira Coordenadora da área Azul, Andrea Teodózio que acreditou neste trabalho e vem dando condições para realizarmos nossas ações de Humanização.
12 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Vera Calado
Luzia o que posso dizer. Se estamos fazendo estas ações é porque você sempre acreditou em nós e nos apoiou. Torno público aqui o quanto você e Sérgio nos influenciou para estarmos no nível que estamos hoje com a PNH do HGE.
Obrigada.
Por deboraligieri
Vera e demais profissionais do HGE.
Lindo ver tanto entusiasmo em trocar as experiências vividas nesse trabalho já nos primeiros passos! E mais bonito ainda percorrer cada um dos posts publicados por vocês e perceber que, a cada nova etapa dessa caminhada, há um registro do trabalho desenvolvido. A política de humanização se fortelece nessas trocas de experiências!
Abraços, e parabéns!
Débora
Por Vera Calado
Bom dia Debora e demais seguidores!
Fico feliz em fazer parte desse processo de trabalho. Consigo perceber que estamos no caminho certo. Aprendemos muito com nossos pacientes e acompanhantes.
Obrigada por seu apoio.
Abraços!
Oi Vera,
Valorizar a participação dos pais/acompanhantes na produção de saúde é essencial para fortalecer as relações afetivas e o compromisso de co-responsabilidade desses sujeitos no tratamento.
No hospital que trabalho, temos implementado a iniciativa Educação para a Saúde e a Cidadania com a realização de rodas de conversas semanais com os pais/acompanhantes, na perspectiva de ampliar/fortalecer a comunicação e a participação deles na produção de saúde.
Continue conosco trazendo esses relatos!
AbraSUS!
Emília
Por Vera Calado
Oi Emilia que bom!
Podemos trocar nossas experiências então!
Aqui estamos no início, preciso de apoio para fortalecer a ação e torná-la permanente e necessária. Meu e-mail é [email protected], caso possa compartilhar mais detalhe de sua ação.
Obrigada e sucesso também!
Por Sérgio Aragaki
Muito importante essa ação. Abrir espaços de escuta e de diálogo, com esclarecimentos e negociações, é fundamental para a melhoria da saúde. Ganham todos e todas.
A adesão e colaboração se faz por meio da inclusão, e não por meio de prescrições e autoritarismos.
É sempre bom lembrar que a defesa dos direitos dxs usuárixs caminha junto com a valorização do trabalho e dx trabalhador/a da saúde.
Parabéns!
Por Vera Calado
Éisso mesmo Sérgio, estamos também fazendo Rodas com nossos trabalhadores. A intenção é em breve fazer também Rodas incluindo os trabalhadores e usuários na mesma Roda. Já conseguimos visualizar melhorias nas relações entre eles.
Obrigada por seu apoio, ele foi e é muito importante.
Muito bom saber que em Alagoas a PNH está sendo trabalhada em contextos como o HGE! Parabéns a Vera e toda a equipe!
Por Vera Calado
Obrigada Layla, é muito bom ouvir vocês, nos passa uma carga positiva de energia, vocês sabem que viver a PNH no nosso contexto se já era difícil, imaginem atualmente, mas o importante é acreditar e não parar com a prática da política, contagiar novos parceiros, envolver e fortalecer essa corrente.
Muito grata.
Abraços.
Uma alegria indescritível ver esse tipo de ação tão integrada em minha terrinha! Como psicóloga, já fui estagiária desse Hospital e sei a necessidade dessas construções! Sigam forte!
Parabéns! Vamos lutar por um Sus que continue dando certo, mais certo.
Convida a pediatra Solange Veloso (minha mamãe, rs 🙂
Bom, como é bom está lendo esse post.
Fico feliz em ver que ações como esta estão sendo realizadas aqui em Maceió. Um hospital como o HGE/Alagoas que recebe grande parte da população precisa pensar de uma forma diferente e é exatamente desta forma que acredito que o SUS dá certo. Abrindo diálogos entre gestão, trabalhador e usuário.
Parabéns.
Por luzia Malta
Vera, Andrea Teodósio e demais profissionais do HGE, fico mais que feliz em ver iniciativa como está ocorrendo na prática. A participação dos usuários e seus familiares é importantíssimo para que possamos de fato trabalhar a gestão participativa. Parabéns e continuem firmes!!!