DETERMINAÇÃO SOCIAL DAS INFECÇÕES POR PARASITAS INTESTINAIS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO DO SERVIÇO

10 votos

Olá!

Meu nome é Caroline, sou usuária do SUS cadastrada na ESF e sanitarista. Minhas experiencias como usuária influenciaram na escolha de fazer o PNH um pilar central da minha pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (IOC/Fiocruz). Como ela é transversal a todos os processos do SUS, achei importante como bolsista do Plano Brasil Sem Miséria analisar a humanização da gestão das doenças da pobreza/ negligenciadas (especificamente as infecções por parasitoses intestinais) na ESF em Manguinhos, RJ. Estou na fase final antes da publicação da tese mas espero poder contribuir para a conversa sobre a humanização na atenção básica publicando a tese aqui em breve!!

Essa experiência identificou muitos esforços dos profissionais de saúde para aumentar o vínculo através do contato e da comunicação, como também identificou áreas para melhorias e mecanismos que possam promover a humanização dos processos de cuidado e trabalho. 

Agradeço as trocas durante esse últimos anos e o trabalho de todos que diariamente defendem o SUS, refletem sobre a humanização do cotidiano desse trabalho e cuidem de nós usuários!

Abraços!