Oficina com os servidores do Hemocentro de Alagoas sobre Política Nacional de Humanização com foco no atendimento com acolhimento humanizado..

7 votos

A equipe de apoiadores da Política Nacional de Humanização – PNH do Hemocentro de Alagoas, em parceria com o setor de humanização da SESAU, realizou diversas oficinas ao longo do ano 2016, tendo como objetivo promover ações coletivas de forma institucionalizada para o atendimento ao usuário de forma acolhedora. Nesse sentido, a mesma foi separada em vários módulos, sendo o primeiro deles, uma apresentação do Sistema Único de Saúde (SUS), PNH e Hemorrede Pública de Alagoas. Nos módulos subsequentes, foram discutidos os processos de trabalho no Hemoal, mapeamento das experiências e práticas humanizadoras na Instituição.

O público contemplado inicialmente foram os profissionais que trabalham na Recepção do Doador, Recepção do Paciente, Coleta e Apoio do Ambulatório de Hematologia.

A referida oficina se configurou de extrema importância, visto que propiciou aos funcionários se perceberem como peças fundamentais no âmbito institucional. Compreenderam que todos são gestores de suas ações, atuando como corresponsáveis com o atendimento na saúde. Refletiram também, que as atividades que já executavam de maneira resolutiva, direcionada e com comprometimento com o usuário, tinha o nome de acolhimento e, que esse, fazia parte de uma diretriz ligada a Politica Nacional de Humanização, no entanto, não tinham consciência de que já praticavam atendimento com acolhimento humanizado, conforme preconiza a PNH. Essa foi uma experiência exitosa e gratificante para todos os servidores envolvidos nesse processo.