Associação de Diabéticos de Cajazeiras consegue aprovação de mais um projeto de sua autoria na ALPB
O Grupo de Amigos Diabéticos em Ação denominado Gada Cajazeiras comemorou nesta segunda feira (16), aprovação de mais um projeto de Lei de sua autoria. A matéria tramitou nas comissões de constituição e justiça e de saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba, recebendo pelos relatórios e membros parecer pela aprovação da matéria e nesta segunda constou em expediente da Casa Epitácio Pessoa, sendo aprovado por unanimidade entre os presentes no expediente. O projeto foi elaborado pelo Presidente da instituição o jovem cajazeirense Ronaldo Rodrigues e foi entregue ao Deputado Paraibano Caio Roberto para ser apresentado na ALPB.
Para o Presidente a matéria auxiliara a diversos diabéticos do estado sendo assim permitido a permissão e acesso em espaços públicos e privados dos diabéticos com seus insumos e pequenas porções de alimentos. Ronaldo relatou está sempre confiante quando o assunto é matérias que trata de benefícios para pessoas com diabetes pelos senhores deputados. Frisou que está na torcida da sanção do projeto pelo Governador Ricardo Coutinho sem vetos.
Com Assessoria de Comunicação Gada
Por deboraligieri
Parabéns ao GADA Cajazeiras e também a você Ronaldo por mais essa importante conquista!
Nos grupos de pessoas com diabetes no facebook é muito comum a queixa sobre a dificuldade de portar materiais para medir a glicose e aplicar insulina, e também alimentos necessários num caso de queda glicêmica em espaços públicos. Em regra, fica ao arbítrio dos responsáveis pela conferência dos frequentadores do local permitir ou não a exceção à regra, necessária à saúde e segurança das pessoas com diabetes. Já passei por essa situação diversas vezes, e o desfecho foi diferente em cada local. Já consegui entrar em muitos museus onde portar alimentos é proibido com a minha garrafinha de refrigerante, informando ter diabetes. Em outros locais (entre eles o Consulado Americano em São Paulo) não me permitiram nem portar o glicosímetro. As histórias de pessoas abordadas por seguranças de shoppings quando aplicavam insulina, mesmo no banheiro, são abudantes nas redes! Desta forma, ter uma lei que garanta à pessoa com diabetes a possibilidade de portar e utlizar seus materiais de controle de glicemia é essencial ao bem-estar da pessoa e tranquilidade para viver o quotidiano.
Importante ressaltar também o trabalho do GADA Cajazeiras junto à Assembleia Legislativa da Paraíba. As leis são uma ferramenta de garantia de direitos. Outros elementos são necessários à materialização desses direitos na prática (como o envolvimento da participação social, da administração pública e dos demais atores sociais envolvidos com a questão), mas a previsão em lei, neste caso, é o primeiro passo na promoção de mudanças necessárias à melhoria de vida dos cidadãos com diabetes na Paraíba. Parabéns por essa articulação, e obrigada por nos trazer essa experiência, que pode e deve ser reproduzida em outros Estados do país!
Estou também torcendo pro gorvenador da Paraíba sancionar o projeto sem vetos! Nos conte depois em comentário a esse post se isso aconteceu.
Abraços,
Débora