Sistema mapeia padrão público de financiamento para pesquisa no Diário Oficial da União

6 votos

Quantas pesquisas sobre dengue receberam financiamento público? Quanto o governo federal investiu em pesquisas sobre a doença nos últimos 10 anos?

Tudo isto poderá ser encontrado no “FarejaDOU”, um sistema que foi resultado da tese de doutorado de Paulo Marques, aluno do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, do Icict/Fiocruz, para mapear o padrão público de financiamento para pesquisa no Diário Oficial da União – DOU.

A grande inovação da pesquisa desenvolvida está em explorar o DOU como fonte de dados para mapear e identificar o fluxo de recursos financeiros, públicos, direcionados para pesquisa no país. O sistema, de uso fácil e simples, mostra os resultados da distribuição do financiamento por pesquisador, região demográfica, agência de fomento, instituição e ano. Embora focado em dengue, o sistema também permite a busca por termos como malária e Aids, por exemplo.

A ideia de Paulo Marques é que o sistema possa ser utilizado livremente por profissionais, pesquisadores e alunos. Leia a matéria completa e também acesse o sistema no site do Icict/Fiocruz