“Sempre Mais” : Ressignificando a Educação Permanente

9 votos

                                                                                                               

 

        Novos problemas exigem novas práticas. Hoje há demandas sociais e de saúde cada vez mais complexas que requerem não apenas alicerce nas teorias, mas uma atuação contextualizada,  que se reinvente no cotidiano. Um convite a uma construção diária que nos retire de nossas zonas de conforto, através de uma aprendizagem significativa, preenchendo as lacunas e permitindo a transformação do nosso fazer/saber nos processos de trabalho. A Educação Permanente nos instiga a um contínuo desafio viabilizando uma formação descentralizada, envolvendo os vários saberes na busca de qualidade do cuidado em saúde. Refletir junto aos graduandos de psicologia sobre as possibilidades de pensar educação permanete no seu fazer, foi extremamente significativo e isso foi possível pela encantadora proposta da Disciplina Humanização na Saúde ofertada no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da FAMED-UFAL.

     Nesse sentido, para a culminância do “ponto de partida”, que através do  método da roda, permitiu a reflexão sobre educação permanente, na articulação entre duas ênfases de estágio na graduação em psicologia, assistimos um documentário sobre Educação Permanente disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1SU6kRw254>, buscando ressiguinificar alguns paradigmas, “aparando algumas arestas” e fizemos uma retrospectiva dos dois encontros anteriores utilizando fotos do grupo, frases de um “SUS que dá certo” com a música de Paula Toller, Sempre Mais, que  sintetiza o espírito da atividade:

(…)
Mais
Sempre mais

Êê
O mundo precisa de paz
Pessoas que fazem mais
Que se misturem um pouco mais
Se ligando sempre mais
Se ligando mais
Se ligando sempre mais

Falar mais
E ouvir mais
Sempre mais
Viver mais(…)

Que possamos mais, que busquemos mais, ir além do que está posto em busca de maiores significados, no se misturar, enxergando o outro, seja um sistema de saúde, seja gestão, saindo de práticas engessadas e engessantes, lutando por um SUS que continue dando certo e seja mais, sempre mais … … …