Neste mês de férias – julho –, o programa VideoSaúde fez uma seleção de alguns vídeos que já foram exibidos este ano com temáticas bem variadas para agradar diversos públicos. O primeiro vídeo é o documentário “Doutores da alegria” que acompanha os bastidores da ONG mobilizadora de sorrisos e não para aí: juventude, ciência, saúde do trabalhador, amamentação, informação em saúde e medicalização.
O seguinte é o “É isso aí – Estatuto da Juventude em Debate”, que traz jovens negras comentando sobre a importância do Estatuto navida de cada uma delas.
Já o documentário “Fé eterna na Ciência”, é sobre o médico, poeta e pesquisador da Fiocruz, Luiz Fernando Ferreira, criador da Paleoparasitologia, ciência que estuda parasitas em material arqueológico.
“Eletricitários” mostra uma profissão marcada por acidentes e tragédias.
Três curtas serão apresentados juntos. O primeiro é “Sabor mãe” que aborda a amamentação e seus benefícios; já “La clinica del Jacare” destaca o papel do agente comunitário de saúde (ACS)” e, por fim, “Medicalização e sociedade” enfoca os danos causados pelo uso excessivo dedrogas que controlam o comportamento humano.
Os documentários da VideoSaúde são exibidos no Canal Saúde – pelo site www.canal.fiocruz.br – ou pelos canais canais 2.4 – Rio de Janeiro e Brasília, e Canal 62.4 – São Paulo, da TV aberta e pela OI TV.
Leia mais sobre a programação de julho da VideoSaúde no link https://www.icict.fiocruz.br/videosa%C3%BAde-programa%C3%A7%C3%A3o-julho-2017#overlay-context=videosa%25C3%25BAde-programa%25C3%25A7%25C3%25A3o-junho-2017
Por Emilia Alves de Sousa
Estatuto da Juventude em debate. “O filme traz jovens negras comentando sobre a importância do Estatuto na vida de cada uma delas e alertando a necessidade de políticas públicas efetivas, que se fazem ausentes na maior parte do tempo. Entre as protagonistas estão Amanda, ativista e moradora de ocupação urbana; Áurea, fundadora do Fórum das Juventudes de Belo Horizonte e Maria, moradora de quilombo.”