Acolhimento e Humanização do SUS em Pindoba/Alagoas
A Prefeitura Municpal de Pindoba, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a Coordenação Estadual da Política Nacional de Humanização , promovem para toda Equipe da Saúde a Oficinade Acolhimento e Classificação de Riscos, com o objetivo de uma atendimento mais qualificado e humanizado da população pindobense.
A Oficina apresentou a equipe toda a história de evolução do SUS, suas lutas e conquistas e despertou uma atenção ampliada em saúde com relação ao acolhimento humanizado, assim propondo mudanças para um melhor acesso da comunidade à saúde.
As diferentes formas de acolhimento no processo de trabalho também foram assunto da Oficina, que destaca a importânca do envolvimento entre a equipe multiprofissional, a gestão, o usuário e a comunidade na construção de um acolhimento humanizado.
Por Emilia Alves de Sousa
Linda roda que mostra a potência do coletivo de saúde do município de Pindoba na construção de redes para a qualificação do SUS.
Transcrevo aqui um trecho da cartilha do acolhimento que traz uma reflexão sobre a importância do coletivo, do diálogo na produção de saúde.
“Os processos de produção de saúde dizem respeito, necessariamento, a um trabalho coletivo e cooperativo entre sujeitos e se fazem numa rede de relações que exigem interação e diálogo permanentes…Pois é em meio a elas, em seus questionamentos, e por intermédio delas que constlruimos práticas de coresponsabilidades e de autonomia das pessos implicadas” (Cartilha Acolhimento nas práticas de produção de saúde, 2010)
Parabéns ao coletivo de saúde do município pindobense pela realização da oficina e compromisso com a humanização do SUS!
AbraSUS!
Emília