Hospital Independência, de Porto Alegre, viabiliza visita de animais de estimação como estímulo à recuperação dos pacientes
A paciente Cláudia Maria Franco da Cunha, moradora do bairro Cristal, em Porto Alegre, foi a primeira a receber a visita do seu animal de estimação no Hospital Independência, na tarde desta terça-feira, dia 25 de julho. A iniciativa está de acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde e visa estimular a recuperação dos pacientes.
A assistente social, Carina Helena Bubolz, acredita que a retomada do vínculo afetivo do paciente com a rede de relações externas é extremamente terapêutica e valiosa para sua reabilitação. Cláudia está internada há 9 dias no Hospital para tratar a fratura do tornozelo e estava muito saudosa do cãozinho Bala – nome inspirado no cavalo Bala no Alvo, personagem do desenho animado Toy Store.
Carina ressalta que a ação foi concretizada através de uma intervenção multiprofissional e que toda equipe do Hospital atuou conjuntamente a fim de garantir que a paciente pudesse ter seu vínculo restabelecido, mesmo estando em ambiente hospitalar. A assistente social explica que daqui para frente este contato sempre será viabilizado, sempre que seja possível. Há alguns meses o HI já havia ampliado a visita aos pacientes com o mesmo objetivo.
(Fotos: Equipe HI; Edição: Adelar de Oliveira, jornalista MTB-2473)
Por Emilia Alves de Sousa
Muito importante essa quebra de estruturas rígidas nos hospitais, possibilitando uma ambiência mais leve e humanizada em benefício do tratamento do paciente.
A produção de saúde vai muito além das prescrições de exames, de cirurgias e de medicamentos, e impõe outros modos de cuidados que atendam as múltiplas dimensões humanas do sujeito. E na condição de doença, é importante que o paciente tenha os seus vínculos sócio-afetivos mantidos. Isto ajuda no tratamento.
Espero que iniciativa como essa se dissemine noutros hospitais, pelo pais afora!
AbraSUS!
Emília