Lula afirma que “saúde pública brasileira precisa de mais dinheiro”. Então, tá esperando o quê, presidente?

20 votos

Ultimamente, tem sido difícil produzir posts para esta Rede. Assunto não falta! É falta de tempo mesmo…

Mas essa notícia, eu já encontrei pronta para ser transformada num post. Recebi pela "newsletter" semanal de nosso companheiro, militante histórico do SUS, Gilson Carvalho (que talvez seja recebida por muitos companheiros desta Rede). Achei que merecia ser ecoada por aqui…

 

“A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA PRECISA DE MAIS DINHEIRO”, LULA

(TEXTO INTEGRAL ANEXO)

Gilson Carvalho

Uma surpresa agradável e lamentável desta quinta-feira. Lula em meu estado de São Paulo, diante de José Serra e mais dezenas de pessoas, declara publicamente:

"Quem quer que seja o presidente da República depois de mim vai ter que discutir mais dinheiro para a saúde. Não tem alternativa. Não é possível fazer saúde neste país sem dinheiro, custa caro" (Folha-online-25/3/2010-14:33).

Este texto é para comemorar e demonstrar minha estupefação.

Lula, por que só o próximo presidente tem que colocar mais dinheiro na saúde? Por que só depois isto deva acontecer e não agora? Temos ainda nove meses de seu governo e não é hora de jogar a toalha e começar a cobrar responsabilidades de quem vai chegar. Não se pode, nove meses antes do fim de seu governo, dar o jogo como vencido e dizer que só na nova escalação de time vai se  poder pensar em fazer gols.

Lula, ainda há tempo. Nove meses são muitos meses. Em nove meses se consegue fazer vigilância à saúde de muitos brasileiros, promover a saúde de muita gente, prevenir doenças de outro tanto e tratar aqueles que não conseguiram evitar suas doenças. Uma tríplice missão constitucional dos Governos de só executar o Sistema Único de Saúde.

Lula, ainda há tempo para que seu governo de oito anos, não passe para a história como o governo de um presidente sindicalista que, em relação à saúde, ficou só de macacão da fábrica discutindo plano privado de saúde na mesa de negociação com o patrão. Lula, por oito anos,  escolhido pela maioria, você é nosso “patrão” transitório e está na hora de garantir o melhor plano de saúde para nós cidadãos. O plano de saúde, que poderíamos chamar não apenas de SUS, mas de SUS-SEG: o seguro de saúde público e solidário do cidadão. Lula, você não pode passar à história como o presidente socialista, o homem do povo, que não conseguiu garantir melhorar significativamente o plano constitucional de saúde de todos os cidadãos.

Lembro, para não me acusarem de apenas financista, que  além de mais dinheiro na saúde, precisamos de outros mais: mais Brasil, para melhorar condições de vida-saúde dos brasileiros; mais modelo constitucional de fazer saúde – mais SUS; mais eficiência em todos os campos da gestão; mais honestidade, o que significa coibir a corrupção com toda a energia.