Nova temporada de notícias!

11 votos

GASPAR mobilizado pela PNH!

 
Desde Outubro de 2009 representantes das unidades de saúde e da gestão da saúde em Gaspar reúnem-se mensalmente a fim de colocar em análise o fluxo de atenção e gestão do SUS no município.


Representantes das unidades CAR (pronto atendimento), ESF Barracão, ESF Bela Vista, ESF Belchior, ESF Figueira, ESF Gasparinho, ESF Jardim Primavera, ESF Lagoa, ESF Poço Grande, ESF Santa Terezinha, PACS Centro, PACS Coloninha, PACS Sertão Verde, PS Centro CEO / Saúde da Mulher / DST/ CAPS e US Central tem participado da análise situacional, apontando as necessidades de enfrentamento e buscando soluções coletivas.
Há também um grande envolvimento dos Agentes comunitários de saúde, o que dá ao grupo uma voz do usuário bastante presente.
Alguns avanços foram conquistados por este coletivo dentro de suas expectativas, uma delas é a reunião dos coletivos locais (reunião de equipe) com foco em estratégias de gestão do trabalho ao invés de paralisar diante dos problemas.
Neste espírito com mais autonomia e protagonismo o grupo aposta no futuro como possibilidade de aproximação maior da gestão e dos usuários.
Já organizamos em cada unidade espaços de comunicação mais ampliados com as comunidades como murais informativos que antes não existiam nestes espaços, além de dialogar com os profissionais de saúde sobre a importância da escuta sensível aos usuários e estímulo a sua participação.


Cada equipe conhece agora um pouco melhor todo o processo de trabalho da unidade e da secretaria de saúde como rede de serviços. E aproximou-se de uma grande potencialidade que o município dispõe que antes não era conhecido por alguns, que é o excelente serviço de atenção a saúde bucal.

Propostas de Trabalho para 2010:

 Consolidar espaço de reuniões de equipe.
 Legitimar a representação de cada equipe no grupo.
 Fomentar a implantação do acolhimento como dispositivo da PNH nas unidades de saúde juntamente com a consulta de enfermagem.
 Criar espaços de integração entre a unidade de saúde e a comunidade (Conselhos locais de saúde).

Patrícia S. C. Silva

Blumenau SC