PNH na Universidade Federal do Tocantins
De acordo com a coordenadora pedagógica da residência multiprofissional e do projeto de pesquisa e extensão Acordes, professora Christine Ranier Gusman, mesmo sendo novo (a turma mais antiga está no 6º período), o curso de Medicina da UFT já desenvolve várias ações dentro da Política Nacional de Humanização. “As atividades são aplicadas no conteúdo de disciplinas, nos temas das duas primeiras semanas acadêmicas: “Humanizar: o desafio” e “O SUS é a gente que faz”. Outra ação da UFT é promover palestras com consultores do Ministério da Saúde, todos os semestres, abordando questões relacionadas ao HumanizaSUS.
Christine explica ainda que o projeto Acordes, na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) intitulado: “O Teatro e o Lúdico como Intervenções em Saúde”, é composto por acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e por professores do curso, e tem como objetivo estimular o protagonismo dos sujeitos por meio de estratégias lúdicas e teatrais. “Nesse projeto, a gente não vai até a comunidade dar ordem, mas constrói conhecimento juntamente com a comunidade”, diz.
Residência – Na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, projeto financiado pelo Ministério da Saúde, ela conta que a parceria da UFT com secretarias do estado e municipais de saúde, a PNH, também está presente, contribuindo não só na melhoria da formação e capacitação dos residentes (profissionais da Enfermagem, Odontologia, Serviço Social e Psicologia), mas também dos gestores e trabalhadores da saúde ligados às oito Unidades de Saúde da Família que recebem os residentes aqui em Palmas.
PNH – A Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (PNH/HumanizaSUS) surgiu em 2003, e reforça a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, tendo como valores norteadores: a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a participação coletiva no processo de gestão. “A UFT tem feito parcerias e colabora ativamente na construção de uma saúde melhor”, ressalta Christine.
SUS – Uma das grandes conquistas da Constituição de 1988 foi o SUS. O Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e propõe, dentre outras coisas, que o acesso aos serviços de saúde seja universal, gratuito, amparado num conceito ampliado de saúde e na integralidade da assistência. Embora quase sempre apontado pela mídia como uma política pública falida, muitas coisas do SUS funcionam de maneira excelente, sendo até referência internacional (por exemplo, a cobertura vacinal e os tratamentos contra a aids).
Por Sérgio Aragaki
Tô tendo problemas pra postar… tomara que agora dê certo…
"Olhar é olhar na altura dos olhos"