PNH na Universidade Federal do Tocantins

10 votos

 

Olás!
Reproduzo abaixo dois textos que foram publicados no portal da Universidade Federal do Tocantins. Continuo com dificuldades de inserir fotos. Mas elas virão um dia… rsrsrs
 
Ações do HumanizaSUS são desenvolvidas no curso de Medicina da UFT
Por José Filho   
31 de março de 2010
 
A intensa rotina dos profissionais da saúde requer cada vez mais preparo na atuação junto à população que busca atendimento. Por isso, um importante subsídio nesse sentido vem sendo desenvolvido no Brasil, desde 2003, por meio da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (PNH/HumanizaSUS). Ciente dessa necessidade, a Universidade Federal do Tocantins já desenvolve com os 240 acadêmicos do curso de Medicina, e também com os 23 alunos da pós-graduação em Residência Multiprofissional, diversas atividades visando enriquecer a formação.

De acordo com a coordenadora pedagógica da residência multiprofissional e do projeto de pesquisa e extensão Acordes, professora Christine Ranier Gusman, mesmo sendo novo (a turma mais antiga está no 6º período), o curso de Medicina da UFT já desenvolve várias ações dentro da Política Nacional de Humanização. “As atividades são aplicadas no conteúdo de disciplinas, nos temas das duas primeiras semanas acadêmicas: “Humanizar: o desafio” e “O SUS é a gente que faz”. Outra ação da UFT é promover palestras com consultores do Ministério da Saúde, todos os semestres, abordando questões relacionadas ao HumanizaSUS.

Christine explica ainda que o projeto Acordes, na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) intitulado: “O Teatro e o Lúdico como Intervenções em Saúde”, é composto por acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e por professores do curso, e tem como objetivo estimular o protagonismo dos sujeitos por meio de estratégias lúdicas e teatrais. “Nesse projeto, a gente não vai até a comunidade dar ordem, mas constrói conhecimento juntamente com a comunidade”, diz.

A professora também destaca a importância do desenvolvimento das atividades do PNH com todas as turmas da graduação e da pós-graduação: “mesmo entendendo que os cursos (Medicina e Residência) encontram-se ainda em fase inicial, percebe-se que a adoção da PNH como norte, tem potencializado as ações ao possibilitar ressignificação de valores e de postura ética-estética-política”, afirma.

Residência – Na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, projeto financiado pelo Ministério da Saúde, ela conta que a parceria da UFT com secretarias do estado e municipais de saúde, a PNH, também está presente, contribuindo não só na melhoria da formação e capacitação dos residentes (profissionais da Enfermagem, Odontologia, Serviço Social e Psicologia), mas também dos gestores e trabalhadores da saúde ligados às oito Unidades de Saúde da Família que recebem os residentes aqui em Palmas.

PNH – A Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (PNH/HumanizaSUS) surgiu em 2003, e reforça a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, tendo como valores norteadores: a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a participação coletiva no processo de gestão. “A UFT tem feito parcerias e colabora ativamente na construção de uma saúde melhor”, ressalta Christine.

SUS – Uma das grandes conquistas da Constituição de 1988 foi o SUS. O Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e propõe, dentre outras coisas, que o acesso aos serviços de saúde seja universal, gratuito, amparado num conceito ampliado de saúde e na integralidade da assistência. Embora quase sempre apontado pela mídia como uma política pública falida, muitas coisas do SUS funcionam de maneira excelente, sendo até referência internacional (por exemplo, a cobertura vacinal e os tratamentos contra a aids).

 
Alunos de Medicina realizam trote solidário em creche de Palmas
Por José Filho
31 de março de 2010
Alunos de Medicina, entre calouros e veteranos, promoveram na manhã desta terça-feira (30) um trote solidário na Creche Fundação Semear, localizada na região norte de Palmas. Na oportunidade, integrantes do grupo Acordes desenvolveram atividades de teatro e lúdicas com as cerca de 40 crianças que são atendidas no local.
Na creche, os acadêmicos realizaram atividades teatrais, cantaram, orientaram sobre higiene pessoal e ainda fizeram a doação de alimentos. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo curso de Medicina, dentro da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (PNH/HumanizaSUS).
Acordes – O projeto de extensão, inscrito na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) como: “O Teatro e o Lúdico como Intervenções em Saúde”, é composto por acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e por professores, e tem como objetivo estimular o protagonismo dos sujeitos por meio de estratégias lúdicas e teatrais.