GOVERNO DO ESTADO E MS VÃO AUMENTAR NÚMERO DE UTI’s EM IMPERATRIZ-MA.
Nós próximos noventa dias,a cidade passará dos atuais 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para 102,número bem próximo exigido para cidades do tamanho de Imperatriz. Emergencialmente o Ministério da Saúde,já autorizou o financiamento da instalação de leitos de UTI nos dois hospitais públicos do município,o Regional,mantido pelo Estado e o Municipal mantido pela Prefeitura.
Serão 41 novos leitos,sendo 28 neonatais,dez pediátricos e quatro adultos nos hospitais regional e municipal.A Governadora do Maranhão autorizou a Secretaria de Saúde de Imperatriz,a buscar o complemento de leitos na rede privada.
Ao todo,são 20 leitos de UTI em hospitais particulares de Imperatriz disponibilizados aos pacientes em estado grave,mantidos com recursos estaduais.
Hoje o Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz,conta com 29 leitos,sendo 10 credenciados pelo SUS e 19 mantido pela SES-MA,com a implantação do novo centro de terapia intensiva serão mais 28 leitos,totalizando 57 leitos neonatais.
Mesmo assim,segundo o diretor do HRMI,Clidenor Simões Plácido."É difícil resolver o problema na sua totalidade,esse é o desejo dos gestores,devido a demanda ser alta demais,porque além dos 42 municípios da macro região,Imperatriz recebe e trata de pacientes do sul e leste do Pará e norte do Tocantins,sem nenhuma contra partida dos dois Estados,o que dificulta o nosso atendimento.Finalizou o Diretor.
Com a construção do novo centro de terapia,o HRMI de Imperatriz,também esta cuidando da ambiência,cujo objetivo principal é oferecer um acolhimento mais humano.
Vamos aguardar!!!
Por Luciana Abreu
Querida Dilze, parabéns pelos posts!!!!!!
Que bom ter notícias fresquinhas ou " quentinhas" de Imperatriz !!!!!!!
Caros de Imperatriz,
Fico feliz com os retornos, mesmo que tardios, dos gestores públicos. O problema não é simples, sabemos, todavia, não são novos! Precisamos pensar na Saúde de forma mais… inteira, responsável! Imagino que os Gestores de Imperatriz necessitem pactuar com os outros Estados, bem como, atentar para Atenção Primária! Vamos pensando em REDE…
Abraços e em breve estarei por aí.
Luciana ABreu